O Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Alagoas (OCB/AL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) vão lançar, nesta sexta-feira (14), o programa Cooperjovem na Cooperativa Educacional de Penedo Ltda (Coopepe). O Programa consiste em difundir a filosofia cooperativista entre alunos do ensino fundamental, incentivando a formação de futuros agentes cooperativistas.

O evento deve começar por volta das 08h30 com uma caminhada que vai sair da sede da Coopepe e vai até o Clube da Cidade. “Vamos fazer um desfile pelas ruas da cidade com os personagens da turma do Cooperjovem. Ao chegar no Clube, vamos aproveitar para comemorar os sete anos da fundação da nossa cooperativa”, contou Fátima Marinho, coordenadora pedagógica da Coopepe.

No último dia dois de julho, em reunião comemorativa ao dia do cooperativismo, o sistema OCB-Sescoop/AL e a prefeitura de Coruripe/AL assinaram um convênio para instalar o programa Cooperjovem nas escolas da rede pública municipal. No início de agosto a OCB/AL esteve em Penedo para apresentar o Cooperjovem à Secretaria Municipal de Educação.

“O Cooperjovem tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos pedagógicos através da prática de cooperação nas escolas, servindo também de complementação da formação profissional dos professores", explica Marivá Pereira, gerente de capacitação da OCB/AL.

A possibilidade da difusão da cultura do sistema cooperativista dentro das salas de aula das escolas públicas no Estado de Alagoas vem sendo discutida durante reuniões do Conselho Estadual de Cooperativismo (Conecoop) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec).