A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) já deu início aos preparativos para realização da 3ª Semana de Prevenção e Apoio à Redução de Desastres (Separd), que será realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, reunindo, principalmente, as pessoas ligadas aos Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs).

A programação da terceira edição da Separd prevê a realização de palestras dos mais variados temas, mas todos voltados para o trabalho de prevenção de desastres e acidentes nas áreas de risco.

“Os eventos têm ajudado na mudança de comportamento dos voluntários dos Nudecs, revelando mais interesse nas ações desenvolvidas pela Prefeitura. Agora eles cobram mais participação durante a construção de obras estruturantes nas áreas de risco. Alguns até reclamam quando não são procurados”, revela o coordenador municipal de Defesa Civil, coronel Antônio Campos de Almeida.

Segundo ele, existem hoje 26 Nudecs em atividade em bairros como o Jacintinho, Benedito Bentes e Vale do Reginaldo. Durante as palestras, a Comdec também vai aproveitar para fazer um balanço das ações realizadas pela Prefeitura nas áreas de risco, nos últimos 12 meses.

Também deve ser anunciada a criação do programa Defesa Civil na Escola, direcionado aos alunos da rede municipal de ensino. A Comdec planeja, ainda, a entrega do diploma “Amigo da Defesa Civil de Maceió” e a realização de uma exposição fotográfica de desastres.