Os secretários de saúde municipais e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde participam nesta  sexta-feira (14), do II Seminário de Avaliação dos Colegiados de Gestão Regional em Alagoas. Um dos principais pontos que será discutido no evento é a atuação dos colegiados, os avanços e suas necessidades. O encontro acontece no Maceió Mar Hotel, a partir das 8h30 e contará com a participação do secretário da Saúde, Herbert Motta e de um representante do Ministério da Saúde.

De acordo com Lenise Abreu, diretora de Apoio à Gestão e Participação Social, o seminário tem como finalidade avaliar o funcionamento dos colegiados, verificar as carências e apresentar as novas demandas, que serão fundamentais para o seu fortalecimento e descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito estadual.

A programação será iniciada com apresentação cultural, tendo como atração a Orquestra de Flauta, de Feira Grande. Às 10h começa o ciclo de palestras com o integrante do Ministério da Saúde, que falará sobre o processo de regionalização no País e o papel do Ministério da Saúde.

Num segundo momento, a diretora Lenise Abreu vai apresentar o processo de regionalização em Alagoas enfocando os avanços para o fortalecimento dos Colegiados de Gestão Regional (CGR).
Encerrando as palestras, a secretária de saúde de Capela, Marta Varallo Corte, falará sobre o tema “Funcionamento, Representatividade e Legitimidade dos CGR - Reflexo nas Políticas Municipais de Saúde”. No final da manhã está previsto debate e discussão sobre as propostas apresentadas.