Entre os dias 17 e 22 de agosto, o Ponto de Cultura Chã de Folguedos realiza a Semana da Cultura Popular na Escola Major Bonifácio em Bebedouro. A escola recebe durante toda a semana uma exposição sobre os folguedos encontrados no bairro, exibição de vídeos e apresentações de grupos folclóricos.

A proposta é comemorar o mês do folclore incentivando a aproximação de crianças e jovens com a cultura popular local, estimulando o conhecimento sobre nossa história através da cultura.

A escolha da Escola Major Bonifácio não é à toa, além de receber o nome do major que foi um dos maiores incentivadores das brincadeiras na região de Bebedouro, a escola sempre estimulou a criação de grupos de folguedos como Guerreiros e Baianas entre os alunos.

O Ponto de Cultura Chã de Folguedos é uma ação do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural, que tem como objetivo potencializar as atividades de grupos de folguedos do bairro de Bebedouro, valorizar a cultura popular e os saberes tradicionais, fortalecendo os grupos produtivos locais através de capacitações.

 

PROGRAMAÇÃO

 

17 a 22 de agosto - Exposição permanente

17 de agosto – Guerreiro Campeão do Trenado, Mestre Nivaldo. (Apresentação e integração com as crianças)

19 de agosto – Exibição de vídeos (Mestre Benon: o Treme Terra de Nicolle Freire e Celso Brandão; Esquenta Muié - 30 anos de Pífanos em Alagoas de Keyler Simões)

21 de agosto – Baianas Rosas do Lar, Dona Zezé (Apresentação e integração com as crianças)