A Central de Conciliação de Maceió foi destacada pelo juiz auxiliar da Corregedoria Nacional da Justiça, Ricardo Cunha Chimenti, entre as experiências mais bem-sucedidas no campo da pacificação de conflitos do Judiciário brasileiro. “Verificamos o funcionamento exemplar da Central de Conciliação de Maceió, que serve de modelo para todo o País”, ressaltou o magistrado, durante o workshop.

Segundo ele, um dos diferenciais da experiência de Alagoas é a possibilidade de os juízes das Varas já poderem enviar os processos, no ato da citação das partes, para a Central de Conciliação, agilizando a solução dos litígios.

 O projeto Conciliar, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), operacionalizado pela Central de Conciliação, vem colecionando premiações e reconhecimento. Em 2007, fora premiado e inserido no Manual de Boas Práticas do Judiciário Brasileiro e, nesta semana, elogiado nas conclusões do relatório de inspeção realizado pelo CNJ no Judiciário alagoano.

Para a coordenadora do Movimento pela Conciliação em Alagoas, juíza Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá, representante do TJ/AL no workshop, não faltará empenho para a Semana Nacional da Conciliação no Estado. “O reconhecimento, pelo CNJ, do trabalho desenvolvido na área de conciliação em Alagoas vai proporcionar a conscientização do público em geral e dos operadores do direito, para que tenhamos êxito em mais essa empreitada”, reforçou a magistrada, que retorna nesta sexta-feira (7) a Maceió, iniciando os preparativos para o evento.

Programação

A programação do dia constou ainda de palestras sobre temas afetos à Comunicação e Justiça, ministrados por assessores de comunicação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ. Os participantes assistiram ainda a um vídeo institucional seguido de explanação sobre o êxito da atuação conjunta dos Tribunais em São Paulo na área de Conciliação e à apresentação do Sistema Informatizado da Conciliação.

     Em seguida, juízes e assessores de comunicação se dividiram em grupos de trabalho específicos para discutir o Plano de Ação da Semana de Conciliação. Ao final do evento, foram distribuídos aos assessores presentes os materiais da campanha de divulgação do evento.