Prosaúde garante recursos para incentivar PSF

  • carlinhos
  • 06/08/2009 18:50
  • Maceió
Os postos de saúde do município de Maribondo estão sendo reformados graças ao repasse mensal de recursos pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do programa Prosaúde. A afirmação foi do prefeito do município, Márcio Tenório, durante encontro com o secretário estadual da Saúde, Herbert Motta, nesta quinta-feira (6).

Na ocasião, o prefeito expôs a situação do município na área da saúde e solicitou apoio para reestruturar o Ambulatório 24h Josefa Titara. “Sabemos que a principal dificuldade dos municípios está relacionada ao custeio dos serviços, por isso estamos descentralizando os recursos; essa nova política de governo tem refletido na redução da demanda de pacientes na Capital oriundos do interior”, explicou Herbert Motta.

Para analisar o perfil do ambulatório 24h e diagnosticar as necessidades, a equipe do Núcleo de Articulação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai realizar uma visita técnica em Maribondo no próximo dia 18. Márcio Tenório informou que Maribondo possui cinco equipes de Saúde da Família (PSF) e que pretender ampliar esse número com a ajuda do Estado. “Temos cobertura de 80% de PSF e queremos montar mais uma equipe, de preferência na área de odontologia”.

Atenção básica - O Prosaúde foi criado para consolidar e fortalecer a atenção básica em Alagoas, através da estratégia Programa Saúde da Família (PSF) visando garantir à população um serviço mais eficiente e igualitário. Até 2010, o investimento total será na ordem de R$ 95 milhões, beneficiando os 102 municípios alagoanos.

O programa incentiva o aumento no número de equipes de PSF e uma melhor estrutura física e de equipamentos, por meio de co-financiamento por parte do Estado; capacitação; manutenção e investimentos necessários ao bom funcionamento das unidades de saúde.