Uma futura parceria deve ser firmada entre Prefeitura de Maceió e Igreja Católica. O entendimento teve início nesta quinta-feira (6), durante a visita da fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, Zilda Arns, ao prefeito Cícero Almeida. Na próxima semana, uma nova reunião deverá ser realizada para traçar ações e definir prioridades.

O encontro acontecerá entre os secretários municipais de Saúde, Francisco Lins, e da Assistência Social, Sandra Arcanjo, com os representantes das pastorais. “Vamos fazer o possível, dentro das condições do município. Nossa meta sempre foi montar parcerias que dêem resultados”, declarou o prefeito.

Durante o encontro, Zilda Arns detalhou as ações e os benefícios dos trabalhos que as duas pastorais desenvolvem em prol da população mais carente. Em Maceió, são 3.500 crianças – de zero a seis anos – beneficiadas. Já a quantidade de idosos atendidos chega a quase 800. As duas pastorais desenvolvem trabalhos preventivos em prol da saúde da criança e do idoso.

ZILDA ARNS

Uma das mulheres mais conhecidas do Brasil, a médica Zilda Arns foi fundadora e responsável pela instituição Pastoral da Criança, uma das organizações mais importantes do mundo no campo da saúde, nutrição e alfabetização, nas regiões de maior miséria. Sua liderança lhe valeu seis prêmios internacionais e 59 nacionais.

A Pastoral da Criança conta com um exército de 241 mil voluntários, distribuídos em 36.258 comunidades em 3.757 municípios do Brasil e com sete mil equipes de coordenadores.  A ideia de criar no Brasil um grande movimento para diminuir a mortalidade infantil entre os mais pobres nasceu em um encontro da ONU para a paz mundial em 1982.