Dez armas de fogo, munições e armadilhas utilizadas na caça ilegal foram apreendidas durante uma operação realizada nessa terça-feira (3), em Capela, Limoeiro de Anadia e Taquarana. A fiscalização também resgatou 54 animais silvestres.

As ações foram realizadas pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), durante a Operação Protetor dos Biomas. Parte das apreensões ocorreu em propriedades e comunidades rurais.

Em Capela, os policiais encontraram 16 aves mantidas irregularmente em cativeiro, sem autorização ambiental. Entre os pássaros estavam sanhaços, canários-da-terra, papa-capins, extravagantes e mané-magos.

Outras 11 aves, incluindo papa-capins e uma patativa, foram encontradas expostas em uma via pública. Os animais não tinham anilhas de identificação e nenhum responsável foi localizado.

Suspeitos abandonaram armas e fugiram

Durante o patrulhamento na zona rural de Capela, homens que carregavam espingardas e uma armadilha de caça fugiram para uma área de mata ao perceberem a aproximação da polícia. O armamento e os equipamentos foram abandonados no local.

Em outra ocorrência, dois suspeitos deixaram para trás uma “tatuzeira”, armadilha usada na captura de tatus, e também escaparam pela vegetação.

As equipes apreenderam espingardas, munições, um cano de espera, a armadilha para tatus e duas mochilas usadas para transportar o material. Outra espingarda, acompanhada de uma munição calibre 24, foi encontrada em uma ação distinta no município.

Mais uma arma foi apreendida em Taquarana. Em Limoeiro de Anadia, a fiscalização recolheu outros pássaros mantidos irregularmente.

Ao todo, a operação terminou com dez armas de fogo e 54 animais silvestres recolhidos. O armamento e os equipamentos foram encaminhados à Polícia Civil. Os animais foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama.