Um associado da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL) criticou a  nota publicada pela entidade no Instagram na manhã desta quarta-feira (28). No comunicado, a associação cobrou providências contra ataques a trabalhadores feitos em um grupo de WhatsApp que reúne associados.

Segundo o comentário em resposta à publicação, as mensagens são anteriores às eleições e não podem ser tratadas apenas como divergências políticas. “Notinha no Instagram não adianta de NADA se o comportamento da instituição é totalmente contrário, Abrasel!”, escreveu.

Na nota, assinada presidente Marcus Batalha, a Abrasel/AL afirmou que manifestações individuais no grupo não representam o posicionamento da associação. A entidade, que reúne mais de 800 associados, informou que o espaço de mensagens tinha mais de 600 participantes e lamentou o teor das manifestações.

O associado, porém, questionou a distância entre o posicionamento público e a atuação da instituição. Segundo o comentário, continuam no grupo mensagens sobre corte de benefícios de funcionários, exclusão de empresários de esquerda e ataques a pessoas com posições políticas diferentes.

“O que HÁ MUITO TEMPO vejo nesse grupo, bem antes das eleições, nunca foi só sobre ‘opinião política’”, declarou.

Enquanto a nota da Abrasel defende respeito às diferenças, diálogo, união e pacificação, o associado afirma que faltaram medidas diante das mensagens contra trabalhadores.

“O que eu já li de absurdo contra a classe trabalhadora ali não tá escrito, e NUNCA, repito: NUNCA houve retaliação por parte da instituição”, criticou.

Ao classificar a nota como “superficial”, ele também rejeitou a ideia de que todos os integrantes do grupo concordam com o conteúdo compartilhado. Segundo o associado, há empresários que discordam dos ataques e defendem respeito aos funcionários.

“Saibam que tem MUITA GENTE consciente lá dentro também, que sabe o que realmente é lutar pra ter negócios prósperos e verdadeiramente humanos. Realmente CUIDANDO de gente, como deveria ser”, escreveu.

Em seu posicionamento, a Abrasel/AL também defendeu o desenvolvimento econômico e social. A cobrança do associado é para que os princípios apresentados na nota sejam acompanhados de providências diante das manifestações relatadas no grupo.