A segunda-feira (28) amanheceu com registro de chuva em diversos bairros de Maceió, confirmando a instabilidade prevista para o litoral alagoano.

De acordo com os dados de monitoramento meteorológico do portal Climatempo, embora o dia tenha começado chuvoso, o padrão para ao longo do dia é de variação de nebulosidade, com aberturas de sol e pancadas rápidas e passageiras de chuva em pontos isolados da capital. As temperaturas devem oscilar entre a mínima de 22°C e a máxima de 30°C.

As precipitações registradas nas primeiras horas da manhã atingiram tanto a parte baixa, em bairros como Jaraguá, Pajuçara e Centro, quanto a parte alta da cidade, a exemplo do Tabuleiro do Martins e da Cidade Universitária.

A umidade relativa do ar se mantém em níveis moderados, variando entre 58% e 63%, o que favorece a sensação de tempo abafado nos momentos em que o sol aparece entre as nuvens. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada.

A presença de instabilidades rápidas é característica da transição do clima tropical litorâneo na região. Apesar do início de dia molhado, não há alertas vigentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ou da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para acumulados volumosos de chuva ou riscos de alagamentos na capital e na Região Metropolitana.

A orientação para motoristas e pedestres é de atenção no trânsito durante os períodos de pista molhada nas primeiras horas do dia. O monitoramento meteorológico segue de forma contínua ao longo de toda a segunda-feira.