A Promotoria de Justiça de Água Branca instaurou um Procedimento Administrativo para cobrar e acompanhar a instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade na rodovia AL-145.
A medida foca no trecho urbano do município, com atenção especial ao ponto conhecido como "Curva do S", local registrado por constantes acidentes de trânsito com vítimas fatais.
A portaria foi assinada pelo promotor de Justiça Frederico Alves Monteiro Pereira e publicada no Diário Oficial do Ministério Público ns edição desta terça-feira (22).
O procedimento tem como objetivo pressionar os órgãos competentes pela adoção de intervenções estruturais e operacionais na via.
Segundo o levantamento "Raio-X Urbano de Água Branca" citado na portaria, o município registra uma taxa de mortalidade em sinistros de trânsito de 64,44%, com predomínio de ocorrências envolvendo motocicletas (62,2%). A média local é de 231 sinistros para cada 100 mil habitantes.
Para dar andamento às investigações e ações do procedimento, a Promotoria expediu ofícios requisitórios com prazo de 15 dias úteis para resposta.
Foi solicitado ao Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) o envio do estudo técnico de viabilidade e o cronograma para licitação e instalação dos radares fixos ou lombadas eletrônicas.
Ao Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), requisitou-se estatísticas de acidentes dos últimos 12 meses e o planejamento para intensificação de operações presenciais do tipo blitz, sobretudo no período noturno.
O Ministério Público de Alagoas também acionou o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/AL) para o envio de dados estatísticos oficiais do registro de sinistros na região.
À Prefeitura Municipal de Água Branca, solicitou-se relatórios de atendimentos locais e informações sobre eventuais convênios firmados para gestão do tráfego ou intenção de instalar medidores em vias municipais que dão acesso à AL-145.
Foto de capa: Ilustrução/SertãonaHora
