O segundo fim de semana de setembro não é melhor nem pior: é diferenciado. Afinal, onde mais seria possível encontrar Seu Jorge, Ebony, João Bosco, Geraldo Azevedo e até doramas em uma programação de três dias? O Minuto Cultural chega com opções para todos os gostos.

O fervo começa na sexta-feira, quando o Maceió Pop Festival leva música e movimento ao bairro do Jaraguá. No sábado, é hora de colocar o pé na areia para acompanhar gratuitamente o show da nova turnê de Seu Jorge.

Quem prefere os clássicos também tem programação garantida. João Bosco, um dos grandes nomes da música brasileira, desembarca na capital alagoana com os sucessos que marcaram sua carreira.

No domingo, Geraldo Azevedo encerra o fim de semana com muita música na orla da Pajuçara.

Prepare-se, porque a programação está extensa, visse? O Minuto Cultural começa agora!

Sexta-feira (11)

Maceió Pop Festival

O Maceió Pop Festival, um dos festivais mais aguardados deste ano, vem com tudo com a “Extraordinária” Ebony pela primeira vez em Alagoas. Já a Katy da Voz e As Abusadas surgem com toda a maestria do eletrônico e funk que todo mundo ama. 

Quando: 11/9

Onde: Fábrica de Eventos

Horário: a partir das 20h

Ingressos: site

25° Feira da Reforma Agrária

Batata, macaxeira, inhame, banana, laranja, melancia… São diversos alimentos e produtos ocupando a 25ª edição da Feira da Reforma Agrária, na Praça dos Martírios, no Centro de Maceió. Com a participação de 150 feirantes, a comercialização começou às 6h dessa quarta (9) e segue até o próximo sábado (12), reunindo camponeses e camponesas de todo o estado de Alagoas.

Nesta sexta-feira (11), a programação se agita  às 12h30, com um almoço musical que recebe a discotecagem do DJ e militante do MST Adson Ney. Às 18h, o entretenimento fica por conta do Bumba Meu Boi Águia de Ouro e Llari. Já às 21h, a cantora Fernanda Guimarães garante um show pra lá de especial com a participação de Luiz de Assis, Andréa Laís, Fidellis e Naná Martins. 

Quando: de 09/09 até 12/09

Onde:  Praça dos Martírios, no Centro de Maceió

Horário: a partir das 6h

Ingressos: Gratuito

TorresmoFest Maceió

Uma experiência gastronômica se encontra com uma experiência musical no TorresmoFest Maceió que chega com a edição Lendas do Rock. O festival, que começou nessa quinta-feira (10) segue até o domingo (13) e reúne mais de 12 bandas covers tocando os maiores clássicos do rock ao vivo. 

Com torresmo crocante, comidas diversas, chopp gelado e cervejas artesanais e área kids, a entrada é gratuita e pet friendly. 

Quando: de 10/09 até 13/09

Onde: Estacionamento do Parque Shopping Maceió

Horário: de 12h às 23h

Ingressos: site (Gratuito) 

Power Trio Day II

Para quem ama de rock, as bandas alagoanas Royal Garden, Entrega Grátis e Fantasma de Marte unem as guitarras, baixos e baterias em uma noite que comemora os três anos do disco fdm. O evento promete esquentar os corações nos dias mais frios da capital alagoana.

Quando: 11/9

Onde: Popfuzz Pub

Horário: a partir das 20h

Ingressos: site

Som do Vinil

Um clássico nunca sai de moda! A banda Som do Vinil segue fazendo apresentações no Lorde Nelson, levando diversas músicas ao volume mais alto do Jaraguá. Não perca, hein! Promete demais. 

Quando: 11/9

Onde: Lorde Nelson

Horário: a partir das 20h

Ingressos: Na entrada

L-100

Olha só quem está vindo! A banda alagoana L-100 vai tocar as melhores canções de pop-rock, punk e rock de toda a sua discografia lá na Toca do Calango. Não perde a oportunidade de ver um dos projetos mais promissores da cena musical alagoana.

Quando: 11/9

Onde: Popfuzz Pub

Horário: a partir das 21h

Ingressos: Couvert Artístico

Dramalândia

A Estação Dramalândia saiu da Coreia do Sul e chegou a Maceió, especificamente no Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca. A experiência foi criada pela Netflix para celebrar os 10 anos de histórias coreanas na plataforma de streaming.

A ação, que segue até o dia 20 de setembro, reúne uma réplica de cenários inspirados nos doramas, distribuição de brindes, cabines de fotos e claro, é um ponto de encontro para as dorameiras de Alagoas. 

Quando: de 10/09 até 20/09 

Onde:  Corredor Vera Arruda, na Jatiúca. 

Horário: 10h às 18h 

Ingressos: Entrada aberta e gratuita

Sábado (12)

Seu Jorge em Maceió

Ele não é amigo da minha mulher, mas faz as melhores músicas para churrasco. Seu Jorge é, inegavelmente, um dos maiores ícones do MPB; e toda a sua maestria vai ser enaltecida nas areias da Pajuçara neste sábado – e o melhor… gratuito! De hinos imaculados a faixas B mais lindas do gênero, o cantor vai fazer com que setembro alagoano seja as prévias carnavalescas 

Quando: 12/9

Onde: Orla da Pajuçara, ao lado da Roda Gigante

Horário: 19h30

Ingressos: Gratuito

João Bosco: 80 anos

Canta, minha gente! Afinal, João Bosco celebra os 80 anos de carreira em um dos estados mais bonitos do Brasil. Com clássicos como “Jade” e “Memória na Pele”, o lendário músico revisita sua trajetória quase secular no Teatro Gustavo Leite. Um dos momentos culturais mais marcantes deste ano em Alagoas.

Quando: 12/9

Onde: Teatro Gustavo Leite

Horário: 21h

Ingressos: site

Juliana Linhares na Feira do MST

Uma das cantoras mais interessantes na música nacional retorna à Maceió, desta vez, em evento gratuito! Juliana Linhares desembarca na capital alagoana com a turnê do disco Até Cansar o Cansaço, lançado este ano. A poesia cantada vai tomar conta de todo o território.

Quando: 12/9

Onde: Praça dos Martírios

Horário: 21h

Ingressos: Gratuito

Luxúria de Lilith

O black metal vai rolar à solta na semana da Popfuzz Pub. Em sua passagem com a turnê do Nordeste, a banda Luxúria de Lilith apresenta o novo disco Lilitus com tudo que há direito, inclusive com faixas do A Volúpia Infernal. Vai ser massa! 

Quando: 12/9

Onde: Popfuzz Pub

Horário: 20h

Ingressos: site

Especial Cazuza com Valério Araújo

Daqui até a felicidade não demora muito, pois ela está no Lorde Nelson! Cazuza ganha uma linda homenagem feita pelo cantor carioca Valério Araújo, que cantará as melhores canções da discografia do artista.

Quando: 12/9

Onde: Lorde Nelson

Horário: 20h

Ingressos: site

Dj Bacana

Curte eletrônica? Saiba que o DJ Bacana também, visse! O pesquisador vai explorar cada vertente do gênero em meio às paredes do boêmio Beco da Rapariga Desconhecida. Se liga, hein.

Quando: 12/9

Onde: Lampi Bistrô

Horário: 20h

Ingressos: Couvert Artístico

Domingo (13)

Geraldo Azevedo e a Orquestra Sinfônica de Alagoas

“Eu digo e ela não acredita” que Geraldo Azevedo desembarca em terras alagoanas para um show emocionante ao lado da Orquestra Sinfônica de Alagoas. Já junta a sua “Caravana” porque o evento é gratuito e celebra os 80 anos do Sesc Alagoas. O show ainda nem começou e Geraldo, já estamos com “saudade d'ocê”

Quando: 13/9

Onde: Orla da Pajuçara, ao lado da Roda Gigante

Horário: 19h30

Ingressos: Gratuito

Forró na Toca

Quem gosta de um bom forrozinho? Pois a Toca do Calango abraça o gênero para celebrar juntos um dos finais de semana mais diferenciados da cidade. No comando, a DJ Grazi inicia a festa e, posteriormente, a banda Apolinários do Forró coloca todo mundo para dançar.

Quando: 13/9

Onde: Toca do Calango

Horário: 16h30

Ingressos: site

Terça-feira (15)

Me Gusta, Latina!

“Mi gente latino”, assim como diria Jennifer Lopez, a latinidade vai penetrar as paredes mais noturnas do Rex Jazz Bar no Me Gusta, Latina! A festa vai contar com diversos sets variados de canções em espanhol e portgueus que marcaram as nossas vidas.

Quando: 15/9

Onde: Orla da Pajuçara, ao lado da Roda Gigante

Horário: 19h30

Ingressos: Gratuito

Darkzinha

Encerrando o fim de semana prolongado, a Popfuzz Pub vai tocar aquele punk do bom nas vésperas do feriado na Darkzinha. Promete viu!

Quando: 15/9

Onde: Popfuzz Pub

Horário: 20h

Ingressos: Gratuito

*Estagiárias supervisão da editoria