A prefeita da Barra de Santo Antônio, Lívia Carla, procurou o Ministério Público de Alagoas (MPAL) para denunciar que vem sofrendo violência política e de gênero. Ela foi recebida pelo procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, nessa quinta-feira (27).
Segundo a gestora, os ataques são praticados pelo ex-vice-prefeito Cleber Malta e também atingem seus filhos menores de idade. Lívia relatou ser alvo de agressões verbais e xingamentos, além de condutas que, conforme a denúncia, podem configurar crimes de calúnia, injúria e difamação.
“O interesse do Ministério Público é proteger toda e qualquer vítima. O MP jamais poderia silenciar diante desse fato. Vamos fazer um levantamento de todos os procedimentos e denúncias recebidas e já em andamento para dar a celeridade necessária”, afirmou Lean Araújo.
O procurador-geral disse que a Promotoria de Justiça da Barra de Santo Antônio já foi comunicada sobre o caso e deverá adotar as providências cabíveis.
A reunião ocorreu após Lívia obter uma medida protetiva considerada inédita em Alagoas. A decisão é apontada como uma das primeiras do país depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecer a violência política de gênero.
A prefeita afirmou que os ataques se intensificaram e passaram a afetar a saúde psicológica dela e dos familiares. “Os ataques estão mais agressivos e atingem também a minha família. Atingem a minha honra e a saúde psicológica”, declarou.
A advogada Nívea Rocha, que acompanhou Lívia no encontro, informou que pediu à Justiça medidas protetivas de urgência e a retirada das redes sociais de vídeos apontados como ofensivos.
“Essa violência vai escalonando”, afirmou a advogada. Lean Araújo classificou a situação como inaceitável e garantiu que o Ministério Público acompanhará o andamento do caso.
O governador Paulo Dantas também já havia se manifestado sobre as denúncias e afirmou que o episódio será investigado.
