A Polícia Científica de Alagoas confirmou que o organismo de Gilberto Alves Vicente, de 36 anos, apresentava vestígios do inseticida metomil, substância considerada altamente tóxica. O homem morreu após uma suposta intoxicação coletiva registrada no último fim de semana, no município de Pariconha, no Sertão alagoano.

O resultado do exame toxicológico foi divulgado nesta quarta-feira (29) e integra a investigação conduzida pela Polícia Civil. A identificação da substância foi feita pelo Laboratório de Química e Toxicologia Forense, a partir das amostras biológicas coletadas durante a necropsia realizada no Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca.

De acordo com o perito criminal Thalmanny Goulart, chefe do laboratório, o metomil é um inseticida utilizado na agricultura que age diretamente no sistema nervoso. A intoxicação pode provocar sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, dificuldade para respirar, alterações nos batimentos cardíacos, tremores e fraqueza muscular. Nos casos mais graves, a substância pode causar paralisia da musculatura respiratória e levar à morte.

A Polícia Científica informou ainda que o produto possui uso permitido na agricultura brasileira, mas é classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um agrotóxico altamente perigoso, dependendo da sua formulação.

O caso ocorreu após sete pessoas consumirem uma bebida conhecida como "Raizada". Todas apresentaram sinais de intoxicação e foram levadas ao Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS). Gilberto Alves Vicente não resistiu, enquanto os outros seis pacientes seguem internados recebendo atendimento médico.

O laudo foi encaminhado aos delegados Rodrigo Cavalcante e Carlos Melro, responsáveis pela investigação, além da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que utilizará as informações para auxiliar na definição das condutas médicas adotadas no tratamento dos pacientes.

As análises da bebida apreendida e das amostras biológicas coletadas dos demais pacientes ainda estão em andamento no Laboratório de Química e Toxicologia Forense. Os resultados serão encaminhados às autoridades competentes assim que os exames forem concluídos.

 

Leia mais: Amostras de vítimas de possível intoxicação em Pariconha são coletadas e bebida será analisada

                 Intoxicação em Pariconha: o que se sabe sobre caso que deixou um morto e seis internados em AL

                Sete pessoas passam mal após suspeita de intoxicação em feira livre no Sertão de AL

 

*Foto: Polícia Cientifica