O prefeito Luciano Barbosa recebeu, nesta quinta-feira (16), superintendente do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) em Alagoas, Jorge Marques; o secretário de Desenvolvimento Rural, Genivaldo Oliveira; secretário de Desenvolvimento Econômico, Hibernon Cavalcante, para apresentação do plano de trabalho para a certificação do município ao Selo SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

O gestor arapiraquense conheceu de perto todos os procedimentos já adotados para a obtenção do selo pelo município.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural, Josimar da Silva, médicos-veterinários e a diretora da Escola Municipal de Campo Adalberto Saturnino, Vanessa Pinheiro, também participaram da apresentação.

O SISBI vai permitir que os produtores locais possam comercializar de produtos de origem animal em todo o território nacional.

Arapiraca já conta com o Selo de Inspeção Municipal. A certificação já assegura que alimentos de origem tanto vegetal quanto animal sejam produzidos com as melhores práticas de higiene e segurança, beneficiando os agricultores locais, que agregam valor aos seus produtos e proporciona aos clientes a garantia de que estão adquirindo alimentos de qualidade e seguros para o consumo.

Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa destacou a importância da certificação para o desenvolvimento econômico do município e para a valorização dos produtores locais.

Com a adesão ao SISBI, produtores e estabelecimentos registrados devem atender às exigências estabelecidas pelo sistema de inspeção e, dessa forma, poderão ampliar seus mercados e comercializar seus produtos em todo o Brasil.

Além de fortalecer a produção local, a certificação agrega valor aos produtos, incentiva o crescimento e a comercialização de produtos artesanais, gerando mais emprego, renda e desenvolvimento econômico no município.

O próximo passo agora será com a contratação de uma consultoria especializada para que o plano de trabalho seja amplamente debatido  com toda a cadeia produtiva local.