Quem acompanha as notícias sabe que fui afastado do meu mandato, mesmo sem ser réu, sem ter direito à ampla defesa, e de um mandato conquistado com o voto de quase 66 mil alagoanos.

E no meu último pronunciamento na tribuna da Câmara prestei solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da Casal, reafirmei minha total solidariedade e destaquei a firme atuação da presidenta do Sindicato dos Urbanitários, companheira Dafne Orion, que tem conduzido com responsabilidade e firmeza esse processo de paralisação e negociação.

É inadmissível que a direção da Casal não apresente uma proposta digna e tente empurrar as negociações para janeiro, desrespeitando a convenção coletiva da categoria, que é anual.

Também reafirmei mais uma vez minha posição contrária à privatização da Casal. Hoje, a realidade comprova os prejuízos: empresas como BRK, Águas do Sertão e Conasa cobram tarifas elevadas, enquanto a população convive com um serviço muitas vezes precário. Em muitas comunidades rurais, a água falta por meses, mas a conta chega todo mês. Isso é inaceitável.

Já apresentei representações ao Ministério Público Estadual e à Defensoria Pública Estadual para apurar essas situações. E tivemos uma conquista importante; o procurador Othoniel barrou um reajuste abusivo.

Seguiremos firmes na luta, em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras e do direito do povo alagoano à água de qualidade e com tarifa justa!