Alagoas apresentou uma redução expressiva nos índices de abandono e reprovação no ensino médio da rede pública entre 2022 e 2025, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
No período, a taxa de abandono escolar caiu de 7,5% para 1,4%, enquanto a reprovação recuou de 7,6% para 2,7%. O levantamento também aponta diminuição da distorção idade-série - indicador que mede o atraso escolar, que passou de 30,5% para 21,6%.
Os números fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025 e indicam que mais estudantes têm permanecido na escola e concluído o ensino médio no tempo esperado.
Segundo o MEC, a melhora dos indicadores coincide com a implementação de políticas voltadas à permanência dos estudantes, entre elas o programa Pé-de-Meia, lançado em 2024. Em Alagoas, 172.188 estudantes já foram beneficiados pela iniciativa. Desse total, 51,5% são mulheres e 48,5% são homens.
Em todo o país, os dados também mostram avanço no desempenho do ensino médio da rede pública. Entre 2022 e 2025, a reprovação caiu 62%, o abandono escolar diminuiu 61% e a distorção idade-série foi reduzida em 28%. No mesmo período, a taxa de aprovação aumentou 11%.
Outro indicador destacado pelo MEC foi o crescimento de 46% nas inscrições de concluintes da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, a taxa de estudantes que deixaram de retornar ao ensino médio no ano seguinte caiu 28% no Brasil, o que, segundo o Inep, representa cerca de 250 mil jovens que permaneceram na escola em 2025.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua Educação), do IBGE, reforçam esse cenário. A taxa de frequência escolar líquida entre jovens de 15 a 17 anos passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, o maior índice da série histórica iniciada em 2016. Com isso, a proporção de adolescentes fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4% em apenas um ano.
*Foto: Ascom Seduc
