Reconhecida pelo diálogo, dedicação e proximidade com a população, Samyra do Basto representa a força das mulheres que conciliam família, profissão e vida pública sem abrir mão do compromisso com suas comunidades. Alagoana, agrestina, mãe de três filhos, ex-secretária de Governo de Junqueiro e atualmente pré-candidata a deputada federal, Samyra tem se destacado por ampliar, na prática, a participação feminina em espaços de liderança.

Recentemente, ela destacou a atuação de seis mulheres que ocupam posições estratégicas na administração municipal: Aline Fernandes, Lucivânia Vieira, Jane Palmeira, Aldineia Vitorino, Amanda Gomes e a própria Samyra do Basto, que esteve à frente da Secretaria de Governo até março deste ano. Juntas, elas reforçam a importância da presença feminina na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da cidade e ao cuidado com as pessoas.

Em março, Samyra se afastou da Secretaria de Governo para iniciar uma nova etapa em sua trajetória pública, colocando seu nome à disposição como pré-candidata a deputada federal. A iniciativa busca ampliar sua contribuição para o desenvolvimento de Alagoas, levando a experiência adquirida na gestão municipal e fortalecendo a representatividade das mulheres alagoanas, especialmente das regiões Agreste e Sertão, nos espaços de decisão.

“Quando colocamos as pessoas no centro das decisões, a política deixa de ser apenas um espaço de debate e passa a ser uma verdadeira ferramenta de transformação”, afirmou.

A trajetória de Samyra reflete um movimento cada vez mais presente na sociedade: mulheres ocupando espaços de liderança e contribuindo, com trabalho, sensibilidade e compromisso, para uma gestão pública mais próxima das pessoas.

Em Junqueiro, a forte presença feminina em cargos estratégicos tem se consolidado como um exemplo de valorização da competência e do protagonismo das mulheres na construção de uma administração pública mais participativa e conectada com as necessidades da população.