O secretário municipal de Saúde de São Miguel dos Campos e diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, Ademir Vieira, participou entre os dias 26 e 28 de maio, em Brasília, da programação em comemoração aos 25 anos da Lei nº 10.216/2001, marco histórico da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
O evento contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de gestores, especialistas e instituições ligadas à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), para debater os avanços, desafios e o fortalecimento das políticas públicas de saúde mental no país. A gerente de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, Tereza Cristina Tenório, também participou do evento, contribuindo com as discussões.
Durante a programação, foram discutidos temas como cuidado em liberdade, direitos humanos, regionalização da RAPS, saúde mental na infância e adolescência, além de estratégias de fortalecimento da assistência psicossocial nos territórios. Representando a pauta, Ademir Vieira destacou a importância do encontro para fortalecer o compromisso com uma política de saúde mental mais humanizada, inclusiva e baseada na garantia de direitos.
“A participação nesse momento histórico reforça a importância da luta antimanicomial e da construção de uma rede de atenção psicossocial cada vez mais acolhedora e resolutiva. Precisamos seguir fortalecendo o SUS e garantindo dignidade e cuidado humanizado às pessoas em sofrimento psíquico”, afirmou Ademir.
A programação contou ainda com mesas temáticas, rodas de conversa e debates sobre inovação, planejamento e governança da saúde mental, fortalecendo a integração entre estados, municípios e Governo Federal na construção de políticas públicas voltadas à ampliação e qualificação do cuidado em saúde mental no Brasil.





