O alerta amarelo de chuvas intensas em Alagoas foi estendido para esta terça-feira (28) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mantendo todos os municípios do estado sob atenção para a continuidade das instabilidades climáticas.
De acordo com o órgão, o cenário segue com previsão de precipitações moderadas a fortes, podendo alcançar entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de rajadas de vento.
Apesar de classificado como de baixo risco, o alerta indica possibilidade de ocorrências como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet reforça que, caso haja intensificação das condições meteorológicas ou aumento dos volumes previstos, novos avisos poderão ser emitidos. Paralelamente, os níveis dos principais rios e bacias hidrográficas do estado permanecem sob monitoramento contínuo.
A recomendação à população é evitar abrigo debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as chuvas.
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, enquanto o Corpo de Bombeiros atende pelo número 193.
Previsão aponta risco de alagamentos e elevação de rios
Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), a previsão é de pancadas de chuva com acumulados significativos em pontos isolados, principalmente nas regiões do Litoral, Zona da Mata e na Região Metropolitana de Maceió.
O órgão estadual alerta que a persistência das chuvas pode provocar elevação no nível de pequenos córregos e riachos, além de alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana. Em caso de continuidade do cenário, também há risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta.
Até o momento, não há registro de ocorrências graves relacionadas às chuvas no estado.