Cinco homens apontados como lideranças de uma organização criminosa paranaense foram presos, nas primeiras horas desta sexta-feira (24), nas cidades de Maceió e Marechal Deodoro, em Alagoas.
A operação integrada entre as Polícias Civis de Alagoas (PCAL) e do Paraná (PCPR) desarticulou a cúpula do grupo, investigada por homicídios, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Curitiba.
A investigação, iniciada em junho de 2025, aponta que os chefes da organização coordenavam o tráfico à distância após se mudarem para Alagoas sob a justificativa de ameaças de morte em seu estado de origem.
Segundo a polícia, o lucro do narcotráfico era enviado ao Nordeste para sustentar o padrão de vida dos suspeitos e de seus familiares, que não possuíam renda lícita comprovada.
O esquema de lavagem de dinheiro envolvia o uso de esposas, parentes e empresas de fachada para ocultar milhões de reais oriundos do crime.
Em Curitiba, a facção é acusada de converter residências em depósitos de armas e refúgios operacionais após conflitos armados pelo domínio territorial de bairros da capital paranaense.
A ofensiva em solo alagoano foi coordenada pela Dracco e pelo Núcleo de Planejamento Operacional da PCAL, com apoio de unidades táticas como o CORE e Capturas.
Os presos permanecem à disposição da Justiça e devem ser transferidos para o sistema prisional paranaense para o cumprimento das penas.
