A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Alagoas (FICCO/AL) deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Contrato Final, visando desarticular uma quadrilha especializada em fraudes bancárias e lavagem de capitais que atuava contra a Caixa Econômica Federal. 

Durante a ação, foram cumpridos 32 mandados judiciais em Maceió, Coruripe e São Luís do Quitunde, com a apreensão de armas de fogo, veículos de luxo, balanças de precisão e equipamentos eletrônicos.

Segundo a investigação, o grupo era liderado por empresários da região, com a participação direta de um gerente da própria instituição financeira. A organização utilizava empresas de fachada e documentos falsos para obter empréstimos vultosos, desviando rapidamente os valores para contas pessoais ou empresas coligadas.

Além das fraudes de crédito, o esquema envolvia a contratação de apólices de seguro de vida em nome de pessoas em situação de vulnerabilidade, que vinham a óbito em circunstâncias suspeitas pouco depois da formalização dos contratos, deixando os líderes do grupo como beneficiários. Há indícios de mortes de moradores de rua por afogamento ligadas ao esquema.

A Polícia Federal (PF) ressalta que crimes contra instituições financeiras comprometem a integridade do Sistema Financeiro Nacional e desviam recursos que deveriam ser destinados a políticas sociais e ao fomento econômico.

Os investigados serão indiciados por lavagem de capitais, estelionato majorado, falsidade ideológica, organização criminosa e obtenção de financiamento mediante fraude em instituição financeira, com penas que, somadas, podem ultrapassar 30 anos de reclusão. 

Os casos relacionados a mortes suspeitas serão encaminhados às autoridades competentes para investigação.

 

*Com informações da Ascom PF