O início do ano letivo em Girau do Ponciano foi oficializado na manhã desta quinta-feira (19). Apresentando melhorias, novas estratégias e os planos para a categoria em 2026, o município, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), realizou a programação de abertura com o tema Gestão da Aprendizagem – Equidade e Compromisso com o Território. Na ocasião, foram apresentados os avanços na alfabetização integral dos estudantes girauenses, além da promoção de debates com especialistas convidados.
O momento contou com a presença de professores, coordenadores e diretores, além de promover ações de lazer, interações lúdicas e premiações, com o intuito de valorizar os esforços dos trabalhadores da educação.
Durante a solenidade — que celebrou o desenvolvimento estudantil do município, colocando Girau como referência educacional no estado — a secretária Quitéria Cezar relembrou que a cidade é a única na região Agreste a enviar mais de 12 alunos da rede pública para educação bilíngue, ao promover viagens de intercâmbio europeu por meio do projeto Futura’s Passport, além de incentivar professores da área.
As ações de valorização também refletem nos ótimos índices de leitura, escrita e interpretação da população escolar. Um exemplo citado pela representante municipal é o aproveitamento de 100% dos estudantes da Escola de Educação Básica Santa Izabel, localizada na zona rural do município. A conduta de enfrentar desafios, promover ensino de qualidade e planejar novas estratégias de aprendizagem demonstra que profissionais bem assistidos entregam excelentes resultados.
“Graças ao apoio de cada professor, conseguimos elevar o desempenho estudantil em 2025 e vamos avançar ainda mais em 2026. Com estudantes realizando intercâmbio, professores se especializando e demonstrando amor pelo aprendizado, a educação em Girau cresceu com rapidez e eficácia. Não é à toa que recebemos elogios pela nossa conduta de valorização profissional. Não é uma construção fácil, mas, com dedicação, o trabalho da gestão de Bebeto Barros e a parceria com o deputado estadual Gilvan Barros Filho, estamos no caminho certo. Neste novo ciclo, iremos garantir mais alunos com bons índices de leitura, mais premiações educacionais e maior notoriedade no território alagoano”, destacou a secretária de Educação, Quitéria Cezar, durante o discurso de abertura.
Na ocasião, os educadores participaram de palestras sobre a diferença entre qualidade e equidade, ministradas pela especialista em gestão educacional Marielle Azoubel. Também tiveram um momento de reflexão com o projeto Motivadamente — organizado pelo instrutor Mário Vanderlei — com o objetivo de conectar o professor à saúde mental e incentivar pensamentos positivos.
A prefeitura também distribuiu kits educacionais e diversos prêmios, como uma televisão de 32 polegadas, sanduicheiras, entre outros produtos, para demonstrar gratidão pela dedicação e pelo esforço em lecionar. O evento contou ainda com a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) de Arapiraca, Carlos Jorge; do presidente do Conselho Tutelar, Flávio Rodrigues; e de demais servidores municipais.












