O Boticário dá um novo passo em sua estratégia de inovação ao anunciar uma pesquisa inédita, 2024, sobre os ciclos femininos, desenvolvida em parceria com a Consultoria Eixo e o Centro de Pesquisa da Mulher, pólo criado pelo Grupo Boticário em 2025 para a condução de pesquisas científicas a respeito do bem-estar e cuidados femininos. O estudo, que partiu da escuta de 1.200 mulheres com idades entre 14 e 65 anos das regiões Sudeste e Nordeste, mapeia de forma aprofundada as transformações físicas, emocionais e comportamentais da menarca, primeira menstruação, à menopausa.

 

Os dados exclusivos representam um importante capítulo da história da marca, que completa 50 anos em 2027: o lançamento da linha Cuide-se Bem Cereja de Fases, certificada pela Mintel Group como a primeira linha brasileira de cosméticos corporais desenvolvida para o ciclo menstrual. É, também, a inauguração de uma nova categoria no segmento de cuidados com o corpo, o início de um movimento estratégico e de longo prazo para O Boticário.

 

Além de representar um marco em inovação, Cuide-se Bem é uma das marcas mais relevantes para o negócio do Grupo Boticário. Em 2025, a marca contribuiu com crescimento de duplo dígito, consolidando-se como a principal porta de entrada para novos consumidores e como protagonista na inauguração de novas ocasiões de uso, sempre conectada às necessidades reais do consumidor. No mesmo período, Cuide-se Bem foi a maior marca em volume do Grupo Boticário, com mais de 120 unidades vendidas por minuto.

 

“Cuide-se Bem Cereja de Fases vai muito além do lançamento de um produto, é uma iniciativa que reforça a missão de acompanharmos nossas consumidoras de forma integral, ao longo de toda a vida, ampliando nossa atuação para além de momentos pontuais de consumo e oferecendo soluções minuciosamente adaptadas à cada fase”, afirma Carolina Carrasco, diretora de branding e comunicação do Boticário. “A pesquisa mostra que os ciclos que se iniciam na menstruação e vão até a menopausa seguem sendo vividos de forma silenciosa e solitária por uma grande parcela da população, que não encontra espaço para acolhimento e soluções contínuas. Isso representa não apenas um desafio social e emocional, mas também físico. E, para nós, uma grande oportunidade de inovação ainda pouco explorada pelo mercado”, complementa.

 

Dados inéditos mostram principais sintomas e medidas para alívio dos incômodos causados pelos ciclos nas diferentes fases da vida

 

O levantamento inédito divulgado pelo Boticário aponta que, independente da idade, o cenário vivido pelas mulheres ainda é permeado por sintomas que afetam a rotina e a autoestima das mulheres. A vivência nas diferentes faixas etárias, embora traga realidades bastante particulares, apresenta desafios similares, como os famosos sintomas de cólica e TPM (tensão pré-menstrual), que fazem parte da rotina da maioria das participantes em todas as faixas etárias ouvidas pela pesquisa, sem exceção. A cólica, por exemplo, chega a alcançar 69% das respondentes entre 16 e 24 anos, 63% entre 25 e 34 anos e entre 35 e 44 anos corresponde a 55%. Já a TPM, aparece com grande intensidade em todas as faixas etárias: 68% da população de 35 a 44 anos; 66% de 25 a 34; e 65% entre os respondentes de 16 a 24 anos.

 

Durante o ciclo menstrual, 53% relataram como principais incômodos o inchaço, 49% as dores de cabeça, 48% irritabilidade ou choro, 43% dor nas costas, pernas e pés e 44% a vontade de comer doces ou chocolates. Para 66%, a melhor solução ainda são os medicamentos, enquanto as práticas de autocuidado aparecem de forma pouco estruturada. Banhos mais demorados são considerados (28%) para relaxar, exercícios físicos (16%), massagens (14%) e meditação (6%) aparecem como opções apenas para uma pequena parcela dos respondentes.

 

A pesquisa também amplia o olhar para fases historicamente negligenciadas. No Brasil, cerca de 29 milhões de pessoas estão no climatério, segundo cálculos do IBGE, período de transição dividido em pré-menopausa, menopausa e pós menopausa - e que pode durar metade da vida. Para esse momento, sintomas como fogachos (52%), aumento da barriga (50%), ganho de peso (48%), alterações no sono e perda de libido (ambos com 46%) são os mais mencionados e, diferentemente da fase menstrual, a saúde e o bem-estar aparecem entre as principais medidas adotadas: 41% recorrem aos exercícios físicos como principal meio de redução para os incômodos, 38% buscam alimentação mais saudável e 32% dizem tomar banhos mais demorados para relaxar.

 

Já na gravidez, observa-se que dores nas costas (76%), alteração no sono e fadiga (ambos com 57%), ganho de peso e sensibilidade e dor mamária (49%) são as reclamações mais comuns, enquanto o uso de mais produtos para hidratar a pele (74%), banhos mais demorados para relaxar (52%), massagem e uso de suplementos (ambos com 51%), estão no topo das medidas adotadas.

 

Por fim, no puerpério, o estudo revela um cenário de sobrecarga e solidão, com queda significativa na manutenção de rotinas de autocuidado, especialmente nos cuidados faciais, e foco concentrado no corpo. Nesta fase, alteração de sono (61%), fadiga (56%), e flacidez na pele (54%) são os incômodos mais mencionados. Entre as soluções, destaca-se a priorização do bem-estar: aumento da hidratação (59%), banhos mais demorados para relaxar (42%) e a procura por produtos multifuncionais (35%).  

 

Mudanças na pele e nos cabelos

Durante a menstruação as mulheres sentem alterações capilares (11%), sendo 63% dessas reclamações sobre queda de cabelo.  A oleosidade se intensifica também, correspondendo a 50%. Já em relação à pele do corpo, 34% das respondentes, entre 16 e 24 anos, sentem mudanças na pele, observa-se aumento de ressecamento (30%), o inchaço é mais presente (52%), a sensibilidade da pele fica mais evidente (38%) e 36% reclamam do odor da menstruação.

 

A pele do rosto foi apontada como um dos principais incômodos: 38% das pessoas que menstruam reclamam do surgimento de espinhas e acnes devido às variações do ciclo menstrual.

 

Nova linha Cuide-se Bem Cereja de Fases

Desenvolvida a partir de um processo colaborativo, a linha contou com a participação da Pantys desde a concepção dos produtos, trazendo a perspectiva de uma marca referência quando o assunto é ciclo menstrual e bem-estar de quem menstrua. O desenvolvimento também teve o apoio técnico-científico do Centro de Pesquisa da Mulher do Grupo Boticário, reforçando o compromisso com ciência, escuta ativa e soluções pensadas a partir de necessidades reais de pessoas que menstruam.

 

“No Grupo Boticário, entendemos que o cuidado integral exige ciência de ponta e uma escuta profunda das individualidades. O aporte técnico-científico das áreas de Pesquisa e Desenvolvimento e Centro de Pesquisa da Mulher foram fundamentais para traduzir as necessidades reais de quem menstrua em soluções de alta performance. Com a linha Cuide-se Bem Cereja de Fases, potencializamos a ciência com o conhecimento humano para oferecer produtos que acolhem cada fase, transformando a compreensão biológica em um aliado potente do autocuidado" afirma Maria Emilia de Oliveira Brenha Ribeiro, Gerente Sr. Inteligência Estratégica de Produtos e Centro de Pesquisa da Mulher do Grupo Boticário.

 

A fragrância Cereja de Fases foi desenvolvida com apoio da neurociência para promover sensação de conforto e bem-estar, criando uma experiência sensorial que acolhe. De perfil floriental frutal envolvente, a fragrância traz mais cremosidade e conforto desde a primeira aplicação, com um fundo de chocolate branco que adiciona uma camada de indulgência e aconchego. Mais do que perfumar, contribui para momentos de pausa, cuidado e conexão consigo mesma ao longo do dia.

 

Com 10 itens, o portfólio atende diversas necessidades que surgem ao longo do ciclo, do banho à hidratação, passando por produtos de alívio, perfumação e cuidados específicos. São eles:

* Sabonete Líquido Corpo e Rosto Controle de Oleosidade e Sabonete em barra, que acompanham o banho como aliado na diminuição de desconfortos;

* Loção Hidratante Desodorante Corporal, que oferece até 48 horas de hidratação;

* Óleo Térmico TPM - sensação de calor imediata, ajudando a promover relaxamento em momentos de maior sensibilidade, sem deixar a pele pegajosa;

* Creme Relaxante, que auxilia no alívio do cansaço e desconfortos, especialmente na região das costas, pernas e pés;

* Adesivo Secativo para Acne, tendência que ganhou força nas redes sociais e que auxiliam na cicatrização das espinhas com estilo e personalidade;

* Body Splash Desodorante Colônia e Spray Íntimo com fórmula hipoalergênica e prebiótica, que protege gentilmente a região íntima e traz a sensação refrescante com jato seco, perfeito para levar na bolsa e reaplicar quando necessário;

* Nécessaire.

 

O movimento acompanha um cenário de expansão global. Segundo dados do SEBRAE, impulsionado por um mercado que movimenta uma fatia significativa da economia e por consumidores em potencial que representam mais da metade da população, o mercado mundial de saúde da mulher deve atingir US$ 1,186 trilhão até 2027 — reforçando a relevância de iniciativas que ampliam o olhar para o cuidado feminino de forma contínua, científica e personalizada.

 

“Apostar em pesquisa própria foi uma decisão estratégica para orientar a inovação, reduzindo achismos e permitindo criar soluções mais aderentes à realidade das consumidoras. Ao inaugurar essa categoria, o Boticário transforma conhecimento em produto e amplia sua atuação em um território ainda pouco explorado pela indústria”, completa Maria Emilia.

 

Dados FY DRE SKU Sell In – Dezembro de 2025

 

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.