O Instituto Biota registrou o nascimento de filhotes de tartaruga-de-pente na Praia do Sobral, no bairro do Trapiche, em Maceió, na tarde da última segunda-feira (16).

Em tom bem humorado e época de Carnaval, o órgão chamou o episódio de “bloco das tartarugas” – que também passou pela praia. Além disso, informou que o ninho havia sido marcado após o flagrante da fêmea realizando a desova há cerca de 58 dias.

A tartaruga-de-pente é uma espécie encontrada em mares tropicais e subtropicais. Devido a caça, o animal se encontra em ameaça de extinção. 

Saiba o que fazer se encontrar ninho de tartaruga na praia

No caso de ninhos e eclosões, o recomendado é isolar o trajeto do ninho até o mar para permitir a caminhada dos filhotes. Mas não é recomendável tocar ou se aproximar dos filhotes. Caso queira registrar, o momento, é importante desativar o flash da câmera ou do celular. 

Também é importante acionar os órgãos para regsatar, cuidar ou monitorar os animais. Em Alagoas, os banhistas podem ligar para o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), pelo número (82) 98833-9407, ou para o Instituto Biota de Conservação, pelo telefone (82) 99115-2944.