A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió(Ilumina) registrou o furto de 40 gambiarras instaladas nos bairros do Jaraguá e Centro, equipamentos que haviam sido implantados para reforçar a iluminação cênica da região durante grandes eventos como o Verão Massayó e as prévias carnavalescas.

As estruturas foram colocadas ao longo do bairro do Jaraguá, desde a Praça Dois Leões e seguiam pela Avenida Industrial Cícero Toledo até o encontro com a Praça Sinimbu. Ao todo, as gambiarras formavam um varal luminoso com cerca de 4 quilômetros de extensão, compostas por 80 lâmpadas cada, garantindo maior visibilidade, segurança e conforto para moradores, comerciantes e o público que frequentou os eventos.

O reforço na iluminação fazia parte de um conjunto de ações da Ilumina para assegurar melhores condições nos trajetos de chegada e saída do público durante o período festivo. Além da instalação das estruturas, a autarquia também realizou manutenções na rede local, com testes operacionais, troca e instalação de luminárias em diversos pontos estratégicos da região.

 

Gambiarras (ao fundo) garantem maior visibilidade aos blocos que desfilaram nas prévias carnavalescas. Foto: Neno Canuto/Secom Maceió
Gambiarras (ao fundo) garantem maior visibilidade aos blocos que desfilaram nas prévias carnavalescas. Foto: Neno Canuto/Secom Maceió

 

Diante do furto, a Ilumina informou que já registrou boletim de ocorrência e aguarda a atuação das autoridades policiais para a identificação dos responsáveis e a recuperação dos equipamentos.

“A retirada irregular desses materiais compromete diretamente um serviço pensado para oferecer mais segurança à população e aos visitantes. A Ilumina tomou todas as providências legais e segue colaborando com as autoridades para que o caso seja apurado”, destacou o diretor-presidente da Autarquia, Gutenberg de Melo.