A maior prévia carnavalesca à beira-mar do Brasil, o Pinto da Madrugada, desfila neste sábado (7), em Maceió, celebrando 27 anos de história. Considerado patrimônio cultural imaterial de Alagoas, o evento deve reunir mais de 500 mil pessoas na orla da capital.
A concentração dos foliões começou às 6h, na praia de Pajuçara, com saída prevista para às 9h. O cortejo segue pelo trajeto tradicional até o Marco dos Corais, na Ponta Verde, marcando oficialmente o início do Carnaval na cidade, conhecida nacionalmente como a “capital do sossego” durante o período festivo.
A programação musical conta com 15 orquestras de frevo, reunindo mais de mil músicos. O repertório inclui frevo, marchinhas carnavalescas e marcha-rancho. O desfile ainda traz carros alegóricos temáticos, passistas, estandartes, bonecos gigantes e dois carros sonorizados adicionais nesta edição.
Uma das novidades de 2026 é o cortejo cultural, que apresentará manifestações tradicionais alagoanas como o boi, o guerreiro e o fandango. Os clarins que anunciam a alvorada do bloco serão tocados exclusivamente por músicos do estado.
Para o público infantil, o projeto Alagoas Terra de Guerreiros vai montar uma praça carnavalesca na área da Roda-Gigante de Maceió, na Pajuçara, das 7h às 17h, com praça de alimentação, área pet, atrações musicais e atividades de recreação.
Foto de Capa: Jonathan Lins/ Secom Maceió










