O ano letivo de 2026 na rede pública municipal de Maceió começa na próxima segunda-feira (9) com ampliação no número de vagas e de unidades escolares. A expectativa é atender mais de 68 mil estudantes, crescimento em relação às cerca de 60 mil vagas disponíveis em 2025.

Entre 2025 e 2026, a rede municipal também aumentou de 159 para 172 escolas e CMEIs. 

Só neste ano, foram entregues 12 novos Gigantinhos e duas novas escolas de Ensino Fundamental, incluindo a primeira escola pública municipal bilíngue (inglês/português) da capital, a Escola Professora Maria das Graças Silva, localizada no Conjunto Graciliano Ramos, Cidade Universitária. 

A unidade atenderá 710 alunos do 1º ao 9º ano. A outra escola segue a metodologia do Sesi.

O início das aulas ocorrerá em mais de 130 unidades que concluíram o calendário de 2025 até 30 de dezembro. Nas demais escolas, o começo do ano letivo será entre o final de fevereiro e o início de abril, devido a questões como calendário de férias, reformas e inaugurações.

Nas unidades que abrem no dia 9, principalmente nos Gigantinhos, as crianças serão recebidas com atividades lúdicas, como personagens, dinâmicas e ações pedagógicas.

O secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, destacou que a rede municipal avançou significativamente durante a gestão do prefeito JHC, com aumento de vagas, ampliação da educação em tempo integral, criação do programa Gigantinhos e a inauguração do primeiro Parque Biblioteca da cidade. 

Ele também ressaltou que a climatização de todas as escolas e creches será concluída ainda em 2026. “O início do ano letivo é um momento de renovação e compromisso com o futuro. Reafirmo o compromisso da Prefeitura de Maceió de seguir trabalhando para que a Educação continue crescendo com qualidade, inclusão e mais oportunidades para nossas crianças e jovens”, afirmou Luiz Rogério.