O Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) formalizou, nesta quinta-feira (5), a adesão do município da Barra de São Miguel, que passa a integrar oficialmente o consórcio como o 33º município participante. A solenidade de assinatura do termo de adesão marcou mais um avanço no fortalecimento das ações consorciadas em Alagoas.

A lei que autoriza a entrada do município no Conagreste foi aprovada pela Câmara Municipal de Barra de São Miguel e, posteriormente, sancionada pelo prefeito Henrique Alves Pinto, consolidando o compromisso da gestão com o desenvolvimento regional e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor produtivo.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o superintendente do Conagreste, Júnior Mota; o prefeito Henrique Alves; o presidente da Câmara de Vereadores, Diney Torres; técnicos do consórcio, representantes da Emater, secretários municipais e representantes de produtores de frutos do mar, ovos, mel, entre outros segmentos da produção de origem animal.

Durante a solenidade, os técnicos do Conagreste apresentaram aos participantes os principais serviços oferecidos pelo consórcio, com destaque para o Selo de Inspeção Municipal consorciado – SIM Conagreste. O serviço assegura a qualidade sanitária dos produtos de origem animal elaborados por pequenos empreendedores, além de autorizar a comercialização desses produtos entre os municípios consorciados e o fornecimento para órgãos públicos.

Com a nova adesão, o Conagreste passa a contar com a participação dos seguintes municípios: Anadia, Barra de São Miguel, Belém, Boca da Mata, Campo Alegre, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Flexeiras, Girau do Ponciano, Igaci, Japaratinga, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Mar Vermelho, Maragogi, Maribondo, Minador do Negrão, Olho D’água Grande, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, São Brás, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Tanque D’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu e Viçosa.

Sob a presidência do prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, o Conagreste vem ampliando de forma significativa sua atuação em Alagoas, alcançando também reconhecimento em nível nacional. O consórcio foi o primeiro do estado a obter do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que garante a inocuidade e a segurança alimentar e permite que os produtos certificados sejam comercializados em todo o território nacional, independentemente da esfera de inspeção de origem, seja municipal, estadual ou federal.