Com o Centro Municipal de Equoterapia em fase final de construção, a Prefeitura de Girau do Ponciano segue investindo na qualificação de profissionais para oferecer tratamentos de excelência à população. Sob a coordenação do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER), o município, em parceria com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), enviou um servidor para participar do curso de equitador, realizado na capital federal, Brasília.

Adalberto Neto, que já atua na área equestre, está recebendo capacitação sobre a equitação aplicada ao desenvolvimento equoterapêutico. O uso de animais em tratamentos de saúde, educação e reabilitação é uma abordagem inovadora, com benefícios terapêuticos comprovados pelo Conselho Federal de Medicina, sendo indicada para casos como paralisia cerebral, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras síndromes, além de contribuir para a socialização e o fortalecimento da autoconfiança dos pacientes.

Segundo a coordenadora do CER, Edyane Damilla, o curso de formação — com duração de 13 dias — tem papel fundamental nas etapas de tratamento que serão ofertadas no Centro Municipal de Equoterapia de Girau. Durante a capacitação, o profissional passa por um aprendizado avançado na ANDE Brasil, que inclui treinamentos práticos e aulas teóricas sobre o funcionamento da equoterapia.

“O equitador exerce um papel essencial na equoterapia, sendo o profissional responsável pela condução técnica e segura do cavalo durante as sessões. Em Girau, sua atuação garante que o animal esteja devidamente treinado, com andadura adequada e comportamento previsível, permitindo que o movimento do cavalo seja utilizado de forma terapêutica. O equitador trabalha de forma integrada com a equipe de saúde, respeitando os objetivos definidos para cada paciente e assegurando o bem-estar geral”, destaca a coordenadora e fisioterapeuta do CER, Edyane Damilla.

Com 60% das obras concluídas, o espaço contará com estrutura ampla, incluindo consultórios climatizados, banheiros adaptados, fraldário e salas interativas para fisioterapia e outras especialidades. O projeto é uma das promessas da gestão do prefeito Bebeto Barros e do vice-prefeito Osvaldo Alexandre, que realizaram visitas técnicas ao Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire, em Arapiraca, buscando inspiração e referências para o cuidado com os pacientes de Girau.

O gestor municipal afirmou ainda que a capacitação será ampliada para outros profissionais da equipe multidisciplinar do CER, com o objetivo de garantir atendimentos cada vez mais especializados e tornar o município referência em equoterapia em Alagoas. Atualmente, o CER atende crianças, jovens, adultos e idosos, desenvolvendo projetos de inclusão e prestando atendimento diário a pacientes da zona urbana e rural.

“Os próximos passos, com a qualificação contínua dos nossos profissionais, serão voltados para especialistas. Três novos trabalhadores — um médico, um fisioterapeuta e uma psicóloga — irão ampliar a equipe multiprofissional, garantindo um atendimento cada vez mais humanizado, seguro e eficaz. O tratamento assistido por animais, como a equoterapia, é de grande importância para nossos pacientes, pois complementa os tratamentos convencionais e reforça o compromisso da Prefeitura com a reabilitação integral”, afirmou o prefeito Bebeto Barros.

O Centro Municipal de Equoterapia será inaugurado em breve. A gestão municipal destaca que a ampliação dos serviços de reabilitação já está sendo colocada em prática de forma antecipada, com capacitações realizadas antes da abertura oficial, permitindo que a agenda de atendimentos seja organizada conforme o espaço seja disponibilizado ao público.