A saúde pública em Alagoas foi, novamente, alvo de críticas na Câmara Municipal de Maceió (CMM), nessa terça-feira (4), durante a primeira sessão do ano. O vereador Leonardo Dias (PL) lançou um “desafio” ao governador Paulo Dantas, e David Empregos (União) relembrou a Operação da Polícia Federal Estágio IV, que investiga um desvio milionário na Saúde de Alagoas.
“Ninguém sabe o que está acontecendo na Saúde? Foram R$ 100 milhões desviados, é dinheiro indo para a amante. É isso que está acontecendo”, afirmou David, elencando que têm faltado não apenas leitos e infraestrutura, mas insumos básicos, a exemplo de cateter e até papel higiênico.
Leonardo Dias lembrou que o problema não está nas UPAs, onde pacientes estão “apodrecendo e morrendo à espera de atendimento adequado”, mas na falta de leitos, embora vários hospitais tenham sido construídos: “Ou esses leitos não existem em suficiência ou outra coisa está acontecendo”.
O vereador também denunciou não ter acesso aos hospitais regionais e criticou a retirada, pelo Estado, de muitos serviços da Santa Casa, obrigando pessoas de Maceió e do interior a se deslocarem para outras cidades, como Coruripe e Penedo, para fazer cirurgias, o que ele classificou de “desumanidade”.
Ao final do pronunciamento, Dias desafiou Paulo Dantas a ir com ele em qualquer UPA e conversar com quem está em um leito.
O presidente da Câmara, Chico Filho (PL), reforçou a necessidade de soluções para o caos na saúde e anunciou que marcará uma reunião com vereadores para definição de encaminhamentos, não descartando, inclusive, a abertura de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito).









