O ex-prefeito de Maceió, ex-secretário do governo Paulo Dantas e atual vereador Rui Palmeira teve as contas rejeitadas pela Câmara Municipal nesta tarde (29/01). Com a decisão, de acordo com a legislação, ele terá os direitos eleitorais cassados e fica inelegível por oito anos.

A Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara apontou em seu relatório irregularidades na prestação de contas relativas ao ano de 2019, quando Rui era o prefeito. Ainda segundo a Comissão ele não teria cumprido o que determina a constituição federal sobre os recursos da educação, investindo abaixo dos 25% obrigatórios. Uma infração considerada grave pela legislação brasileira.

O parecer da comissão foi levado ao plenário e, conforme determina o regimento da Casa, a votação ocorreu de forma secreta. Na primeira votação, 13 vereadores se manifestaram a favor do parecer e 10 votaram a favor de Rui, enquanto houve duas abstenções. Na segunda votação, o placar ficou em 12 votos para o parecer e 9 para Rui, com duas abstenções.