Hoje, 26 de janeiro, comemora-se o Dia Mundial da Educação Ambiental, e o trabalho desenvolvido pelo Instituto Lagoa Viva junto a jovens estudantes alagoanos é destaque no estado. As ações do Instituto têm como foco a capacitação de professores e alunos através de atividades que abordam boas práticas relacionadas à água, à preservação dos ecossistemas, ao gerenciamento eficaz dos resíduos sólidos e ao ciclo da vida do plástico e seus benefícios.

Desde a sua criação, o Instituto já capacitou mais de 20 mil professores, beneficiando mais de 250 mil alunos, em 40 municípios. É um exemplo consolidado de como o conhecimento pode ser um agente transformador, ao atuar diretamente na sensibilização de escolas, comunidades e instituições buscando fortalecer a consciência coletiva dos estudantes.

A diretora do Instituto Lagoa Viva, Lenice Moraes, destaca que as atividades desenvolvidas promovem uma formação cidadã dos jovens, oportunizando mudanças de posturas frente às questões socioambientais. “Ao compartilharmos informações sobre preservação dos ecossistemas e sobre a importância das nossas atitudes no dia a dia, estamos preparando uma geração mais engajada. É sem dúvida através da educação que podemos transformar nosso planeta”, realçou a professora.

As iniciativas desenvolvidas pelo Instituto Lagoa Viva integra um conjunto de ações apoiadas pela Braskem que, em diferentes regiões do país, vem trabalhando a educação como ferramenta de transformação socioambiental.

Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem, reforça a importância de ações como essa para a construção de um futuro melhor. “Promover o conhecimento sobre educação ambiental é essencial para mudanças duradouras. Apoiar iniciativas como o Lagoa Viva significa contribuir com a formação de cidadãos mais preparados e mostra que a transformação começa pela informação e conscientização.”