O município alagoano de Belém sediou esta semana o 4º Encontro do Projeto Saúde Redes, com o tema “Linhas de Cuidado na Perspectiva das Redes de Atenção à Saúde” e reuniu gestores e técnicos da 8ª Região de Saúde em um momento estratégico para o fortalecimento da regionalização e da organização da atenção à saúde. A secretária municipal de saúde de Belém, Jenise Ferreira, anfitriã do evento, destacou a importância do momento para o fortalecimento do SUS na região.
“Este encontro representa um passo fundamental para avançarmos na construção de linhas de cuidado que dialoguem com as reais necessidades da nossa população”, reforçou Jenise. Até o momento, foi concluída a análise e validação da situação de saúde regional, construída de forma coletiva e baseada nas realidades locais dos municípios que compõem a região. A iniciativa integra o Proadi-SUS, parceria entre o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Hospital Sírio-Libanês e tem o propósito de fortalecer a regionalização e o cuidado em rede nos municípios de pequeno porte.
O projeto busca atualizar profissionais, construir linhas de cuidado prioritárias e qualificar a governança e o cuidado integral, respeitando as especificidades locais. Neste encontro, os gestores da 8ª Região de Saúde foram convidados a aprofundar a análise dos principais problemas de saúde identificados e a participar ativamente da definição da linha de cuidado que será trabalhada nos próximos meses, reforçando o compromisso com uma atenção integral, resolutiva e articulada em rede.
A assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Kathleen Moura, afirmou que a participação ativa dos gestores da 8ª Região de Saúde demonstra o compromisso coletivo com uma saúde pública mais integrada. O 4º Encontro do Projeto Saúde Redes reafirma a importância da cooperação entre os municípios e do protagonismo dos gestores regionais na construção de soluções compartilhadas.






















