Uma muda de Ipê (Handroanthus albus), plantada recentemente no novo Mirante da Santa Amélia, na Avenida Jorge Montenegro de Barros, foi arrancada do local, segundo constataram as equipes do setor de arborização da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) durante vistorias de rotina.
A árvore havia sido plantada na última sexta-feira (16) durante a Tardezinha da Arborização, evento realizado em parceria com alunos da rede municipal, que marcou a quarta etapa do Projeto “Arborizar é Massa”.

Para a diretora do setor de arborização, Karine Gabriela, ações como essa prejudicam o meio ambiente e o patrimônio público.
“Temos diversos pontos mapeados na cidade para o plantio de espécies nativas e frutíferas, que trazem inúmeros benefícios à população. Esse tipo de ação é lamentável, pois danifica a árvore e o patrimônio que é de todos”, afirmou.
A legislação ambiental prevê punições para quem danifica plantas em espaços públicos. De acordo com o artigo 49 da Lei nº 9.605/98, “destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade alheia” pode resultar em detenção de três meses a um ano e/ou multa.
Quem for flagrado retirando mudas pode ser encaminhado à delegacia e responder por danos ao meio ambiente.
*Com informações da Ascom Arlub
Fotos: Ascom Arlub










