Ao longo do ano de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atendeu 8.868 ocorrências pelas guarnições de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Destas, 3.394 chamados estiveram diretamente relacionados a acidentes de trânsito, com ou sem vítimas presas às ferragens.

Conforme a assessoria, o dado torna o tráfego viário a principal demanda operacional do serviço de socorro da corporação. Segundo o levantamento, a maior parte das ocorrências corresponde a acidentes sem vítimas presas às ferragens. Houveram 3.351 registros, correspondendo a 98% do total de acidentes de trânsito.

Foram realizados 43 atendimentos de casos mais complexos, envolvendo pessoas presas às estruturas dos veículos após colisões. Nestes casos, é necessário o emprego de técnicas especializadas de desencarceramento e atuação integrada das equipes de resgate.

Ainda de acordo com a assessoria, a maior parte dos acionamentos é de acidentes envolvendo motocicletas. “As colisões entre carro e moto lideram o ranking, com 1.204 registros, respondendo por 35% do total de sinistros veiculares, seguidas por ocorrências entre carro e carro (382), moto x moto (268) e carro x bicicleta (240)”.

*Com Ascom CBMAL