A deputada estadual Fátima Canuto recebeu, nesta quarta-feira (21), a Comenda Ministra Marluce Caldas, concedida pela Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, ABMCJ, em solenidade realizada no auditório da OAB Alagoas. A honraria é destinada a personalidades que contribuem de forma significativa para o direito, à justiça e à sociedade.

 

Advogada por formação, Fátima Canuto destaca a emoção de receber uma comenda que leva o nome da ministra Marluce Caldas, referência nacional de competência, coragem e compromisso com a Justiça. Para a parlamentar, a homenagem simboliza reconhecimento, trajetória e, sobretudo, a importância de mulheres que abrem caminhos para outras mulheres.

 

“Receber uma homenagem que leva o nome da ministra Marluce Caldas é, sem dúvidas, uma grande honra. Uma mulher dedicada ao Direito, uma mulher que abre portas para as mulheres nos espaços de poder e dá voz a quem precisa. Muito me orgulho em receber essa homenagem da ABMCJ, instituição importante na defesa dos direitos e no fortalecimento das mulheres operadoras do Direito em Alagoas”, disse a parlamentar.

 

A deputada também destacou, com orgulho, a iniciativa de reconhecer a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica como entidade de utilidade pública do Estado de Alagoas, em projeto de lei apresentado, além da concessão das Medalhas de Mérito Legislativo Deputada Lily Lages à presidente estadual da ABMCJ, dra. Josefa Amorim, e à presidente nacional da associação, dra. Manoela Gonçalves, que também será homenageada com o título de Cidadã Honorária de Alagoas.

 

A parlamentar destacou ainda a criação de leis voltadas à valorização das mulheres da advocacia e ao fortalcimento de direitos, como a instituição do Dia Estadual de Valorização da Mulher Advogada e o Dia Estadual de Valorização da Mulher de Carreira Jurídica, além de outras legislações que promovem inclusão, respeito e reconhecimento profissional.