O Sebrae Alagoas lançou oficialmente o filme “Empreendedorismo que FAZ girar o MUNDO”, uma obra que celebra a resiliência e a força de quem transforma criatividade em negócio no estado. O filme, além de uma peça institucional, é um manifesto sobre o papel do Sebrae como motor da Economia Criativa, unindo gestão técnica ao talento nato do empreendedor alagoano.

A Força da Economia Criativa em Alagoas 

Setores como gastronomia, design, música, artesanato e turismo são pilares da economia no Estado. O Sebrae Alagoas tem atuado na linha de frente para potencializar, cada vez mais, os profissionais dessas áreas, combatendo a solidão empreendedora e oferecendo consultorias em áreas críticas como finanças, marketing e posicionamento estratégico. O objetivo é garantir que o “fazer criativo” se torne um negócio sustentável e escalável, que fortaleça a saúde e a vida do negócio.

Como promotor de parte da economia dos empreendimentos em Alagoas, a instituição tem criado pontes entre os empreendedores e grandes eventos, como feiras e exposições, dentro e fora do Estado, reforçando o trabalho que o Sebrae Alagoas tem no desenvolvimento econômico das empresas atendidas.

Colaboração e Brasilidade

Para traduzir esse espírito em som, o filme contou com a produção musical do cantor e compositor Wado, um dos maiores expoentes da música alagoana. A construção da trilha foi um exercício de criação coletiva, que é um dos pilares da economia criativa, envolvendo o músico, a cantora LoreB e o produtor Mateus Barbosa.

De acordo com Wado, a música nasceu de um sentimento de “agregar possibilidade e formação”. O processo partiu de frases iniciais e referências que foram moldadas até atingirem a sonoridade ideal. “Fomos construindo e rimando até chegar nessa amálgama. O resultado passa esse aspecto de formação e resiliência, que é muito da natureza do Sebrae, com uma pitada necessária de brasilidade”, destacou Wado.

O Fim da Jornada Solitária: No Sebrae ninguém está sozinho

O filme humaniza a figura do empreendedor e mostra depoimentos reais de quem superou crises com o apoio da instituição e de funcionários, que partilharam o trabalho da instituição e a contribuição genuína no desenvolvimento de empresas atendidas pelo Sebrae Alagoas.

Um dos momentos mais expressivos do filme revela a parceria constante entre o Sebrae Alagoas e o empresário. “O Sebrae segura a mão do empresário e vai caminhando junto. Ele pergunta: qual degrau você quer subir? E então subimos juntos”, afirmou Larynne Suica, empreendedora do ramo de confeitaria, que comemorou o sucesso dos negócios, como resultado das consultorias com a instituição.

Como definiu a Analista Kizze Gomes, “no Sebrae, ninguém está sozinho”. O pensamento, que personifica o espírito do Sebrae Alagoas, delineou a mensagem do filme: A gente faz tudo, faz girar o mundo. Quando o empreendedor criativo prospera, ele movimenta uma cadeia inteira, gerando emprego e renda dentro da própria comunidade.

O filme está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=yggs07c2DIM.