O deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) divulgou, nesta quinta-feira (15), em suas redes sociais, um trecho de entrevista concedida ao Gazeta News AL, na qual relembra o período em que esteve à frente da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas e os avanços conquistados a partir da ampliação da infraestrutura hospitalar no estado.

Na entrevista, Alexandre Ayres recorda que assumiu a pasta após convite do então governador Renan Filho (MDB), em um momento anterior à chegada da pandemia da Covid-19, quando já existia um projeto estruturado para a saúde pública alagoana, com foco na expansão da rede hospitalar de média e alta complexidade.

“Recebi o convite do governador Renan Filho para conduzir uma das pastas mais complexas do poder público, que é a Saúde. Naquele momento, ninguém previa a chegada da pandemia em 2020, mas nós já tínhamos um projeto e um planejamento baseado na ampliação da infraestrutura hospitalar”, relembrou.

Segundo o deputado, a decisão foi fundamentada em análises técnicas que apontavam a necessidade de fortalecer a rede hospitalar do estado, diante das fragilidades existentes, especialmente na capital, no que diz respeito à atenção básica, voltada à prevenção e à promoção da saúde.

“Entendíamos, junto com os técnicos, que Alagoas precisava expandir sua estrutura de média e alta complexidade. Fizemos essa expansão hospitalar que, graças a Deus, foi vital para que o estado pudesse alcançar um dos melhores resultados do Brasil no enfrentamento à pandemia”, afirmou.

Ao avaliar o cenário atual, Alexandre Ayres destacou que, apesar dos avanços, ainda há desafios importantes a serem enfrentados. “Avançamos bastante, mas ainda falta muita coisa a ser feita, inclusive o fortalecimento da política pública de saúde nos municípios, a partir de um cofinanciamento estadual para a atenção básica”, pontuou.

Para o parlamentar, investir na atenção básica é essencial para garantir prevenção, promoção da saúde e um sistema mais eficiente, humano e equilibrado em todo o estado.