O governador Paulo Dantas nomeou, na tarde desta segunda-feira (12), Lean Araújo para o cargo de Procurador-Geral de Justiça. O nome foi escolhido da lista tríplice, após eleição ocorrida no dia 5 de janeiro entre os membros do Ministério Público de Alagoas (MPAL). Ele foi o mais votado da lista tríplice.
A solenidade de assinatura do decreto foi realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, e reuniu promotores, procuradores de Justiça, secretários de Estado, deputados estaduais, dentre outras autoridades.
-17.jpg)
Lean Araújo será reconduzido ao cargo para comandar o MPAL durante o biênio 2026/2027. O mandato terá início previsto para o final de abril de 2026.
“A gente segue, na verdade, a escolha da maioria dos membros do Ministério Público, que deu a maior votação ao procurador-geral Lean Araújo, que se torna procurador-geral pela quinta vez. Isso diz muito sobre quem é o doutor Lean Araújo, um profissional sério, dedicado, arrojado e corajoso. É um homem que respeita a democracia e a Constituição”, disse Paulo Dantas, ao assinar o decreto.
Na eleição para definição da lista tríplice, ocorrida no dia 5 de janeiro, seis candidatos disputaram a preferência dos eleitores. Lean Araújo foi o mais votado, obtendo 111 votos, seguido por Maurício Pitta, com 94 votos, e Isaac Sandes Dias, com 90.
-01.jpg)
Lean Araújo afirmou que o ponto principal de gerir o Ministério Público é ter a capacidade de dialogar com as instituições, especialmente com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
“A partir desse diálogo institucional é possível avançar internamente no Ministério Público de Alagoas, tendo dessa forma uma política interna sólida. Quero crer que essas conquistas internas possam ser revertidas em ações efetivas para a sociedade alagoana”, disse Lean, destacando a responsabilidade de ser reconduzido ao cargo.
“Quando você dirige uma instituição pela primeira vez, isso gera expectativa. Quando você tem a oportunidade de repetir a condução na chefia da instituição, aumenta, obviamente, a responsabilidade. Portanto, o meu compromisso é com os membros do Ministério Público, com os nossos servidores, mas fazendo com que todos tenham consciência da importância de bem servir a sociedade alagoana”, acrescentou.
Participaram da solenidade os secretários de Estado de Governo, Vitor Pereira; do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro; e da Fazenda, Renata dos Santos; o presidente da Associação do MPAL, Givaldo Lessa; o diretor da Escola Superior, Marcos Rômulo Maia; o presidente da Comissão Eleitoral, Walber Valente; além dos deputados estaduais José Wanderley e Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas; e do delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, dentre outras autoridades.










