Uma tartaruga-verde, da espécie Chelonia mydas, foi encontrada com o crânio esmagado por golpes de pauladas na Praia do Peroba, em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, na manhã desta sexta-feira (9). Segundo o Instituto Biota, o animal apresentava sinais de vida no momento do resgate. 

As imagens da tartaruga foram enviadas ao órgão por moradores da região. O Biota informou que as agressões contra tartarugas têm se tornado cada vez mais comuns no estado, o que acende um alerta para crimes ambientais recorrentes no litoral.

O instituto está realizando o resgate do animal em parceria com a prefeitura do município para que ele possa ser encaminhado para atendimento especializado. A tartaruga-verde é uma espécie protegida por lei e considerada ameaçada de extinção, o que torna o crime ainda mais grave.

Além disso, o Instituto Biota reforça a importância da denúncia por parte da população e orienta que, ao encontrar animais marinhos feridos, o contato seja feito imediatamente com instituições ambientais ou órgãos oficiais, evitando qualquer tipo de manuseio inadequado.