A feira livre de Girau do Ponciano é uma das tradições mais antigas do Agreste de Alagoas e se mantém viva com suas frutas, verduras, peixes, carnes e demais produtos comercializados ao longo dos anos. Pensando nessa rotina cultural e na força da economia familiar, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, vem, desde outubro, dialogando com os feirantes, ouvindo sugestões e fortalecendo esse relacionamento para investir em melhorias estruturais.
Com base nessa conduta, o município implementou uma reorganização de horários, garantindo serviços essenciais de limpeza urbana, desobstrução de vias públicas em tempo adequado e viabilizando mais qualidade de vida e empregabilidade autônoma. Antes, a feira funcionava de forma extensiva — das 6h até 19h ou 20h — e esse prolongamento dificultava o cotidiano dos moradores, principalmente daqueles que residem nas ruas onde ocorre o fluxo de vendas e a mobilidade urbana.
Agora, a gestão municipal, após definir outras requalificações — como a segurança no tráfego durante os trabalhos, impedindo o deslocamento de motos e demais veículos que possam causar acidentes; a instalação de placas de identificação sinalizando locais adequados de entrada e saída; a disponibilização de banheiros químicos para uso dos feirantes; e a atuação de fiscais prontos para atender às demandas necessárias — decidiu que o horário de encerramento das atividades acontecerá às 17h.
A feira de Girau acontece todas as segundas-feiras e abrange trabalhadores locais e de municípios vizinhos com igualdade, equilíbrio e compromisso direto. Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Edson Alexandre, as novas mudanças não afetam de forma negativa o percurso de vendas.
“A reorganização do horário de funcionamento da feira livre de Girau do Ponciano não se trata de uma decisão repentina nem de medida imposta sem diálogo. A pauta foi amplamente comunicada desde outubro do ano passado, sendo de conhecimento dos feirantes que atuam regularmente no município. A feira livre é um patrimônio cultural, econômico e social da cidade, e essas medidas garantem mais eficácia nos serviços públicos, melhoram a qualidade de vida da população e proporcionam mais conforto aos trabalhadores e consumidores”, explica o secretário Edson Alexandre.
Para inibir a desinformação e assegurar o trabalho do município em prol dos trabalhadores, o órgão divulgou uma nota de esclarecimento reiterando as principais mudanças e reafirmando o compromisso com a população de modo geral.
Confira a nota na íntegra
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Reconhecida como uma das maiores feiras da região e um importante patrimônio cultural, econômico e social, a feira inicia suas atividades por volta das 6h e, em muitos casos, se estende até 19h ou 20h.
No entanto, esse funcionamento prolongado impacta diretamente serviços essenciais, como limpeza urbana, desobstrução de vias e mobilidade urbana.
Diante disso, foi definida a reorganização do horário até as 17h, buscando equilibrar o fortalecimento da atividade econômica com a organização da cidade, sem impedir o exercício do trabalho dos feirantes, garantindo mais eficiência nos serviços públicos e melhor qualidade de vida para a população.
A feira livre vem passando por avanços significativos, resultado de planejamento e diálogo, como:
organização dos espaços;
melhoria na circulação de pessoas e veículos;
requalificação do espaço interno;
identificação das entradas com placas informativas;
atuação de disciplinadores e fiscais;
disponibilização de banheiros químicos, promovendo mais dignidade, higiene e conforto.
A Prefeitura de Girau do Ponciano, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, reafirma seu compromisso com o diálogo, a transparência, o respeito aos trabalhadores e a informação correta à população, lamentando a divulgação de conteúdos que não refletem a realidade dos fatos.
Prefeitura de Girau do Ponciano
Secretaria Municipal de Indústria e Comércio














