No dia 16 de janeiro, o Centro de Maceió será palco do lançamento de “Meu Canto”, novo livro do poeta Rogério Dyaz. O evento acontece no Zeppelin, a partir das 19h, e marca a chegada de uma obra poética profundamente enraizada em um território atravessado por memórias, afetos e pela experiência cotidiana de viver em uma área impactada pelo maior crime ambiental urbano do Brasil.

Publicado em dezembro de 2025 pela Editora Performance, sob direção editorial de Carla Emanuele Messias de Farias, o livro reúne poemas que constroem uma geografia íntima e coletiva, em diálogo direto com a lagoa, o mangue e a vida que pulsa nesses espaços. A obra conta com diagramação assinada pelo próprio autor, capa de Celiana Silva e revisão ortográfica de Pierra Beatriz.

O prefácio é assinado por Xico Sá, escritor e jornalista cearense reconhecido nacionalmente por sua escrita sensível e olhar atento ao cotidiano, ao amor e às contradições humanas. Com passagens por programas como Papo de Segunda, Saia Justa e Amor & Sexo, além de livros como Big Jato, Xico Sá estabelece, no texto de abertura, um diálogo potente com a poesia de Rogério Dyaz, reforçando a palavra como instrumento de memória, denúncia e transformação. Já o posfácio é do jornalista e artista visual Wladymir Lima.

Sobre a obra, Rogério Dyaz define Meu Canto como um exercício de pertencimento e simbiose com o lugar onde vive:

“É a minha geografia. Minha simbiose com a lagoa, entre o ser humano e o lugar. Sou, de certo modo, homem-sururu: bicho dessa lama, dessa fauna. Nasce daí o canto: nas memórias da mãe sobre o bicho-preguiça, no caboge que andava na rua, no camarão gigante que eu amarrava no alho, nos caranguejos criados em casa, nos bicos-de-lata, no pé de umbaúba, na cama d’água, no rabo de pavão. Nas brincadeiras de correr sem tocar nas tábuas, sem pisar no mangue. Uma infância única, dada pela terra, e devolvida em poesia.”

O lançamento de Meu Canto convida o público a celebrar um encontro entre arte, palavra e resistência cultural, reafirmando a poesia como espaço de memória viva e afirmação de identidades.

Realização: Rogério Dyaz
Co-realização: Quintal Cultural
Assessoria de Imprensa: Keka Rabelo
Design: Wladymir Lima
Texto: Keka Rabelo e Duend Assessoria

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

SERVIÇO
Lançamento: Meu Canto, de Rogério Dyaz
Local: Zeppelin – Centro de Maceió
Data: 16 de janeiro
Horário: A partir das 19h
Mais informações: (82) 98220-3194