Um barco naufragou na costa de Japaratinga, no litoral norte de Alagoas, na madrugada dessa segunda-feira (5), provocando o vazamento de óleo e gasolina nas águas da região. O incidente acende um alerta para possíveis danos ambientais, caso não haja uma contenção rápida e eficaz.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o combustível se espalhando pelo mar, o que gera preocupação quanto aos impactos ambientais, principalmente sobre a fauna marinha e os ecossistemas costeiros localizados no município.

O portal CadaMinuto entrou em contato com a Prefeitura de Japaratinga, que informou que, após o naufrágio, o secretário municipal de Meio Ambiente foi imediatamente comunicado e ficou responsável por articular, junto à Marinha do Brasil, as ações para a retirada da embarcação e a contenção do vazamento.
A reportagem também tentou contato com o Gabinete do Comando da Marinha, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
A ausência de uma resposta pública e coordenada por parte das autoridades tem aumentado a apreensão entre moradores e ambientalistas, que temem os impactos ambientais a médio e longo prazo, além dos riscos à vida marinha.

Em nota, o Instituto Biota esclareceu que não possui estrutura técnica para realizar a contenção do óleo no mar, uma operação que exige equipamentos específicos e profissionais especializados em controle de poluição ambiental.
“A gente pode apoiar com o resgate de fauna oleada, realizar a limpeza, o tratamento e a posterior devolução desses animais ao ambiente natural, mas não temos os recursos necessários para lidar com a contenção do óleo no mar”, explicou Bruno Stefanis, presidente do Instituto Biota.
*Estagiário sob supervisão da editoria
Foto de Capa: Reprodução/@falajaparatinga









