O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 31 de dezembro de 2025, o Edital nº 205/IFAL, que oficializa a realização de concurso público para o provimento de vagas e formação de cadastro de reserva na carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

Ao todo, são ofertadas 52 vagas para o cargo de Professor EBTT, com regimes de trabalho de 20 horas semanais ou 40 horas semanais em Dedicação Exclusiva (DE). As oportunidades são destinadas aos diversos campi do Ifal em todo o estado de Alagoas.

O edital prevê a distribuição das vagas conforme a política de ações afirmativas estabelecida em lei. Do total, 65% são destinadas à ampla concorrência, 25% a pessoas negras (pretos e pardos), 5% a pessoas com deficiência (PcD), 3% a pessoas indígenas e 2% a pessoas quilombolas. Com isso, são 33 vagas para ampla concorrência, 13 para pessoas negras, três para PcD, duas para indígenas e uma para quilombolas.

As oportunidades contemplam diversas áreas do conhecimento, refletindo a diversidade dos cursos ofertados pela instituição. Informática lidera com seis vagas, seguida de Matemática, com quatro. Há ainda vagas para Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola, Química, Sociologia e Segurança do Trabalho, todas com duas vagas cada. O edital também contempla áreas específicas como Direito, Administração, Contabilidade, Logística, Mecânica, Eletrotécnica, Topografia, Sistemas Biomédicos, Hidrologia/Construção Civil, além de Música — com habilitações em Clarinete, Saxofone e Trombone — e uma vaga para Médico Veterinário.

O concurso será composto por quatro etapas: provas objetiva e dissertativa, prova de desempenho didático, prova de títulos e procedimento de heteroidentificação e validação das autodeclarações para os candidatos que concorrerem às vagas reservadas. O prazo de validade do certame será de até dois anos, a contar da homologação do resultado final no DOU, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Segundo o Ifal, o edital completo, com informações detalhadas sobre requisitos, conteúdo programático, cronograma, inscrições e a empresa organizadora, será divulgado em breve. O documento é assinado pelo reitor Carlos Guedes de Lacerda.