Com emoção à flor da pele e alegria estampada em cada sorriso, a Santa Casa de Maceió retomou, no dia 26 de dezembro de 2025, sua tradicional confraternização de fim de ano, após cinco anos de pausa provocada pela pandemia da covid-19. O reencontro marcou um momento simbólico de pertencimento, gratidão e celebração da história construída diariamente por colaboradores e médicos da instituição.

 


Realizada na Fábrica de Eventos, no bairro de Jaraguá, a festa reuniu cerca de 1.500 pessoas e contou com a bênção natalina do padre Cícero Lenisvaldo. A retomada da confraternização atendeu a uma promessa feita pelo provedor Humberto Gomes de Melo durante as comemorações dos 174 anos da instituição, em setembro deste ano.

Durante o evento, o provedor destacou o caráter de agradecimento que conduziu a celebração. “Este é um momento de agradecer a Deus por todas as dificuldades superadas, aos nossos colaboradores e por termos conseguido ampliar o atendimento, tanto aos usuários de planos de saúde quanto, especialmente, aos pacientes do SUS”, afirmou.

 


Humberto Gomes de Melo também agradeceu o apoio de parceiros institucionais, como o então senador e atual vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha; os deputados federais Alfredo Gaspar de Mendonça e Fábio Costa, que marcaram presença no evento; o deputado estadual Cabo Bebeto; e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que contribuem para o fortalecimento da Santa Casa. O provedor estendeu ainda o agradecimento aos médicos da Santacoop, médicos parceiros e às equipes assistenciais.

A gestora de Humanização do hospital, Taciana Amorim, ressaltou que a festa simboliza mais do que um evento social. “É a retomada de um momento de encantamento, de encontro e de confraternização. Trabalhamos em um hospital e precisamos estar bem para acolher bem nossos pacientes e familiares. Essa energia da alegria reverbera nas pessoas. Foi possível observar como todos estavam encantados com esse momento”, destacou.

 

Para o gerente corporativo de Gestão de Pessoas, Sílvio Melo, a confraternização representa uma decisão estratégica voltada ao fortalecimento dos vínculos entre os profissionais. “É uma alegria muito grande a retomada da festa de confraternização da Santa Casa de Maceió. Foi uma decisão do nosso provedor no sentido de retomar esse congraçamento entre os colaboradores. Foi um ano difícil, mas de muito trabalho em prol da saúde de Alagoas. Como o provedor ressaltou, a Santa Casa tem orgulho dos seus colaboradores”, afirmou.

O clima de alegria também foi compartilhado por colaboradores com diferentes trajetórias na instituição. Antônio Heleno participa desde as primeiras festas e celebrou o retorno da celebração. “É sempre bom confraternizar. O clima é alegre, de união, e isso faz muito bem para todos nós”, disse. Já Yasmin Sayonara, que ingressou na Santa Casa durante a pandemia, vivenciou a experiência pela primeira vez.

 

 

“Fico muito feliz em fazer parte desse momento, confraternizando com colegas que normalmente não vemos no dia a dia. As confraternizações da Santa Casa sempre foram muito famosas e, como entrei em 2021, essa foi a minha primeira”, relatou.

Lucas Thomás, há três anos na instituição, destacou o sentimento de pertencimento proporcionado pelo evento. “Esperamos bastante por esse momento. Tivemos um hiato enorme sem festas, de cinco anos por causa da pandemia. Agora, tivemos uma confraternização muito bem organizada, com comida excelente e música de qualidade. É uma sensação real de pertencimento. A inclusão dos jovens aprendizes entre os convidados também foi um ponto alto, pois pude trazer meu irmão e aproveitar junto com ele”, disse.

 


Planejada pela Comissão de Eventos da Santa Casa de Maceió, a confraternização contou com o apoio de parceiros como o Cerimonial Débora Araújo, responsável pela organização e execução do evento; o Buffet Luciana Albuquerque, com cardápio farto e variado; a banda Golden Time, que animou o público com mais de três horas de música; e Karine Santos, que atuou como mestre de cerimônia.

Também contribuíram para o sucesso da noite Patrícia Dina Decoração, responsável pela ambientação dos espaços; a Supreme Serviços, Ingressos e Pulseiras, e a Elite Equipe de Resgate, que garantiram a segurança do evento em vários níveis; a Campion Gelos, que manteve as bebidas da Cervejas Amaral refrigeradas; além de Sílvio Romero e Ronaldo Silva, responsáveis pelo registro fotográfico e dos vídeos, respectivamente.

Durante a festa, o provedor anunciou ainda a retomada de outro evento tradicional da instituição: o Circuito Santa Casa. A última edição foi realizada em 2019 e reuniu cerca de 4 mil inscritos em provas de 5 e 10 quilômetros, na orla da Pajuçara.