O verão em Alagoas tende a ser marcado por chuvas abaixo da média histórica, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência acompanha o cenário observado em grande parte da Região Nordeste, onde os volumes de precipitação devem ficar reduzidos ao longo do trimestre.
De acordo com o Inmet, os acumulados de chuva previstos para Alagoas podem ficar até 100 milímetros abaixo da média climatológica, especialmente em áreas do interior do estado. O cenário reforça a atenção para possíveis impactos no abastecimento de água, na agricultura e nos níveis dos reservatórios.
Mesmo com a previsão de menos chuva, o órgão destaca que o verão é um período de instabilidade atmosférica, o que favorece a ocorrência de episódios pontuais de chuvas intensas em curto espaço de tempo. Esses eventos podem ser acompanhados por ventos fortes, descargas elétricas e até queda de granizo, características típicas da estação.
As temperaturas devem permanecer elevadas em Alagoas durante o verão, aumentando a sensação de calor, sobretudo nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Agreste. Com maior incidência solar, os dias tendem a ser mais longos, intensificando o desconforto térmico, principalmente nos centros urbanos.
Enquanto regiões do Norte e do Sul do país apresentam previsão de chuvas acima da média, o Nordeste, de modo geral, deve enfrentar um verão mais seco. Apenas áreas do centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará têm expectativa de volumes de chuva dentro ou acima da normalidade.









