A atuação rápida e humanizada da Equipe Social do Programa Ronda no Bairro foi fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de uma criança de 8 anos encontrada desacompanhada, na tarde deste domingo (14), na orla da Ponta Verde, nas proximidades do Marco dos Corais, em Maceió.

A ocorrência teve início após a própria criança procurar os agentes de proximidade do Programa, que realizavam patrulhamento preventivo na região. Diante da situação, a guarnição operacional acionou a Equipe Social, que iniciou imediatamente o acolhimento da menor, oferecendo atendimento psicossocial e adotando os protocolos de proteção previstos para casos dessa natureza.

Durante a coleta de informações, psicólogos e assistentes sociais foram informados, por meio do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), de que uma mulher havia registrado, momentos antes, o desaparecimento da neta junto à base do Corpo de Bombeiros Militar, localizada também na orla marítima.

Como a responsável já não se encontrava no local indicado, a Equipe Social deu início a diligências ativas na região, com o objetivo de localizar os familiares da criança. A ação resultou na identificação de parentes próximos, incluindo uma tia e o pai da menor. Visando garantir a integridade física e emocional da criança, os profissionais optaram por aguardar a chegada da mãe e da avó para a entrega segura da menor.

Antes do reencontro, os responsáveis legais receberam orientações sobre cuidados, procedimentos e responsabilidades relacionadas à permanência de crianças em locais de grande movimentação, como praias e áreas turísticas.

Naturais de Buíque, no estado de Pernambuco, a criança e seus familiares estavam em Maceió participando de uma excursão para um domingo de lazer nas praias da capital alagoana.