A quinta edição da Ação + Centro Novo movimentou o comércio de Arapiraca na terça-feira (9), encerrando ao ano com uma ampla oferta de serviços gratuitos e programação cultural. A iniciativa manteve a boa adesão da população e reforça seu papel como uma das principais ações de atendimento público na região.
Entre os destaques, o Senac registrou grande procura pelos serviços de beleza, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde levou para o evento vacinação e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. O Sebrae levou serviços de orientação empresarial e serviços para MEIs. A Miind.Well e a terapeuta Rosemeire Caetano fortaleceram a programação de bem-estar com atendimentos de ventosaterapia e massagem relaxante.
A Equatorial Alagoas também marcou presença com orientações comerciais, ações do programa E+ Educação, troca de lâmpadas, cadastro para tarifa social e inscrições para o sorteio de uma geladeira, prêmio que contemplou a moradora Simone Araújo ao final do evento. Já a Casal levou uma série de serviços aos clientes. Além disso, a Casa de Direitos realizou agendamentos para a emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN), a Defensoria Pública participou com o Expresso da Cidadania e o SEST SENAT prestou atendimentos diversos ao público presente.
A edição de dezembro também ganhou brilho especial com a apresentação do espetáculo "Balaio de Natal - Um auto Gajuru", levado pelo Sesc Arapiraca. A performance encantou o público e trouxe o clima natalino para a Praça Manoel André, valorizando arte e as tradições culturais.
Todos saem ganhando
A Ação + Centro Novo é uma iniciativa da Associação do Centro Novo (ACENA) e Sindilojas de Arapiraca e conta com a participação de vários parceiros: Sesc, Senac, Sebrae, SEST SENAT, Equatorial Alagoas, Casa de Direitos, Defensoria Pública, Miind.Well, Rose Caetano, prefeitura de Arapiraca (Secretaria Municipal de Saúde), Casal, CDL e SuperConnect.
Criada em agosto com o objetivo de facilitar o acesso dos trabalhadores do comércio a vacinas e outros serviços essenciais, sem que precisem se ausentar por longos períodos do trabalho, a ação também presta um importante serviço social à população de Arapiraca. O sucesso foi tão expressivo que as instituições já garantiram a continuidade do evento por todo o ano de 2026. Serão 12 novas edições, realizadas sempre na segunda terça-feira de cada mês. Em janeiro, por exemplo, a edição acontece no dia 13.
"A ideia surgiu em um período em que estavam ocorrendo muitos casos de síndromes gripais entre os colaboradores do comércio, que poderiam ser evitados com a vacinação. Só que os horários de funcionamento dos postos de saúde obrigavam os trabalhadores a se ausentarem do local de trabalho por muitas horas. Então, além de levar vacinação, decidimos também agregar outros serviços essenciais para os trabalhadores e para o público em geral. Não tinha como dar errado e é por isso que pretendemos que a ação seja permanente", explica o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta.
Para as próximas edições, o presidente da ACENA, Cláudio Júnior, adiante que a expectativa é de trazer um número ainda maior de serviços, ampliando as parcerias. "A Ação + Centro Novo é uma relação de ganha-ganha: ganham os funcionários das lojas e a população, que têm acesso a esses serviços; ganham as instituições, que cumprem sua função social de anteder o público; e ganha o comércio, por conta do movimento. Agora que a ação está consolidada, vamos buscar mais parcerias para incrementar ainda mais os serviços em 2026", ressalta.












