A celebração pelos 120 anos de Nise da Silveira chega ao seu momento final com o espetáculo “Nise e os Malucos Belezas”, que encerra o projeto Nise em Cores e Formas após percorrer Alagoas desde setembro unindo arte, saúde mental e inclusão.

 

As apresentações acontecem no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções, no Jaraguá, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro — às 19h na sexta (5) e no sábado (6), e às 15h no domingo (7).

 

Os convites podem ser retirados na bilheteria do Centro de Convenções, no Jaraguá, das 14h às 18h.

 

Com a parceria e direção do Ballet Maria Emília Clark, a montagem entrelaça dança, teatro e narrativas biográficas para revisitar a trajetória da alagoana que revolucionou a psiquiatria brasileira ao defender o afeto, a liberdade, a arte e a escuta como formas de cuidado. No palco, o público também vai acompanhar um encontro sensível e simbólico com os integrantes do tradicional Bloco Maluco Beleza, formado por usuários do Hospital Psiquiátrico Portugal Ramalho.

 

A iniciativa é realizada pelo Instituto de Ação e Desenvolvimento para a Cidadania (IADEC), com emenda parlamentar do deputado Paulão, convênio com o Ministério da Cultura e apoio do Governo de Alagoas.

 

A diretora do espetáculo, Maria Emília Clark, destaca a potência artística e emocional da montagem, que busca aproximar o público do legado de Nise.

 

“O nosso espetáculo é um somatório de boas energias, uma oportunidade ímpar de reencontrar a beleza, a força e a vida da grande psiquiatra alagoana Nise da Silveira”, ressaltou a artista.

 

Para o diretor-geral do projeto, Vinícius Palmeira, encerrar essa jornada com um espetáculo é também reafirmar a missão da psiquiatra.

 

“O projeto busca reforçar a importância de olhar para a saúde mental com humanidade, afeto e presença. Ao reunir artistas, usuários do sistema de saúde mental e profissionais da dança, entre eles a grande referência alagoana, a talentosa Maria Emília Clark, celebramos a visão de Nise sobre essa temática. Encerrar o projeto no palco é honrar sua coragem e lembrar que seu legado permanece vivo em cada gesto e em cada expressão artística que o público verá”, destacou.

 

O espetáculo traduz todo o espírito do projeto Nise Cores e Formas, que realizou 80 oficinas de arte, exposições simultâneas, murais em 10 cidades e diversas ações culturais, de setembro a dezembro deste ano. Agora, sua culminância chega guiada pelo mesmo princípio que norteou Nise, que é a crença de que a arte liberta, reconstrói e humaniza.

 

Serviço

 

Espetáculo: Nise e os Malucos Belezas – Projeto Nise em Cores e Formas

Local: Teatro Gustavo Leite – Centro de Convenções, Maceió

Datas e horários:

5 de dezembro (sexta): 19h

6 de dezembro (sábado): 19h

7 de dezembro (domingo): 15h

 

Retirada de convites: Centro de Convenções, Jaraguá, das 14h às 18h.